Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Youtube

publicado dia 17 de agosto de 2012

Estéticas da Periferia promove mostra cultural e seminário

No “universo da cultura, o centro está em toda parte”. Com base nesta ideia, formulada pelo jurista Miguel Reale na década de 1970 , organizações públicas e privadas e movimentos culturais de São Paulo promoverão, entre os 21 a 30 de agosto, a segunda edição da mostra cultural e do seminário Estéticas das Periferias – Arte e cultura nas bordas da Metrópole. O objetivo do evento é exibir e discutir a cultura feita nas periferias, com foco na produção artística, sua qualidade e originalidade e não apenas os aspectos sociais a ela relacionados.

“Pretendemos aprofundar a reflexão estética pensando a periferia para além das fronteiras geográficas, explicitando a diversidade de periferias, colocando-as no centro do debate” afirma Eleilson Leite, coordenador do projeto.

A mostra acontecerá de 21 a 26 de agosto em mais de 30 espaços culturais da Cidade, entre bibliotecas públicas, Galpão Arte em Construção, Centro Cultural da Juventude (CCJ) Ruth Cardoso e Auditório Ibirapuera, entre outros. Há um convidado internacional, o artista visual Antoni Abad, de Barcelona, Espanha, que participará de várias atividades da Semana Motoboy, evento que acontece dentro do Estéticas, além de coordenar um workshop no SESC Belenzinho.

Na abertura e no encerramento, haverá dois shows inéditos e exclusivos para o evento. No dia 21, Criolo, Rodrigo Campos e Kiko Dinucci fazem um espetáculo de samba no CCJ Ruth Cardoso e, no dia 26, as rodas de samba Berço do Samba de São Mateus e Samba da Vela se apresentarão juntas no Auditório Ibirapuera, com a participação de Osvaldinho da Cuíca e do escritor Paulo Lins.

O Centro Cultural São Paulo, que é co-promotor do evento, participará da mostra cultural com apresentações de experiências, mostra de vídeos, shows musicais com Marcus Manulu e Ministério do Samba e uma série de espetáculos organizados pela KultAfro. Integram a programação apresentações do Coletivo Literário Maloquerista e atividades do Canal Motoboy, coletivo criado a partir de uma exposição de Antoni Abad, realizada no CCSP em 2007.

Em breve a programação completa da mostra, com tudo o que acontece no CCSP, no SESC Belenzinho, SESC Santo Amaro, Pontos de Cultura, Bibliotecas Municipais, Auditório do Ibirapuera e outros e espaços culturais estará disponível no site do Estéticas das Periferias.

Seminário

O seminário acontecerá entre os dias 27 e 30 de agosto, com quatro sessões temáticas, cada uma com duas mesas de debate, todas precedidas de apresentação de trabalhos acadêmicos (veja abaixo a programação completa). As sessões serão itinerantes, porque o centro está em toda parte. A abertura será no Polo Cultural de Heliópolis. O seminário segue, no dia seguinte, para o SESC Santo Amaro. Na quarta-feira, dia 29, o debate acontecerá no Centro Cultural São Paulo (CCSP). No dia 30 acontecerá o último debate, no SESC Belenzinho.

Ao todo, 32 debatedores participarão das 8 mesas de debate. O seminário terá ainda quatro convidados do Rio de Janeiro: Livia de Tomasi (UFF); Marcus Faustini; Heloisa Buarque de Hollanda (UFRJ) e Rafael Calazans (Aprofunk). Os demais são de São Paulo. Todas as mesas tem uma composição básica: dois artistas, um programador e um acadêmico.

A curadoria da mostra e do seminário é coletiva, delas participaram mais de 50 pessoas, entre artistas, programadores e acadêmicos. A professora Heloisa Buarque de Hollanda (UFRJ) acompanhou o grupo curatorial da mostra e o professor José Guilherme Magnani (Núcleo de Antropologia Urbana – USP) atuou no grupo que concebeu o seminário.

Para o seminário, a organização do evento, pretende atrair artistas, produtores, programadores culturais e gestores públicos. São 250 vagas. As inscrições serão gratuitas e serão abertas em breve no site do evento. A Mostra visa um público mais amplo com a expectativa de atrair mais de 20 mil pessoas em todos os eventos.

Promotores e organizadores: Ação Educativa, Centro Cultural da Espanha – AECID e Centro Cultural São Paulo

Organizadores: Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria do Estado da Cultura de SP, SESC, Itaú Cultural, Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso, Sistema Municipal de Bibliotecas, Auditório Ibirapuera, Instituto Pombas Urbanas, Imargem, Canal Motoboy, UNAS – Associações e Sociedades de Moradores de Heliópolis e São João Clímaco, Radio Comunitária Heliópolis FM, JAMAC – Jardim Miriam Arte Clube, PACC – Programa Avançado de Cultura Contemporânea da UFRJ e NAU – Núcleo de Antropologia Urbana da USP

Programação do Seminário

Dia 27 de Agosto
Local: Centro de Convivência Educativa e Cultural – Polo Cultural de Heliópolis
Endereço: Estradas das Lágrimas, 2385, Heliópolis
Fone: (11) 2083-2203
Tema: O lugar de se fazer arte: a rua como território e espaço de convivência
14h – Apresentação de trabalhos acadêmicos
15h – Mesa 1: Arquitetura e transformação do espaço – arte, convivência e lazer.
Debatedores: Grupo de Teatro Clariô
Grupo Teatral Pombas Urbanas
Ruy Ohtake (arquiteto)
Ricardo Resende (Centro Cultural São Paulo)
17h30 – Mesa 2: Estética, corpo e ancestralidade – a periferia e suas subjetividades
Debatedores: Roberta Estrela Dalva (ZAP – Zona Autônoma da Palavra)
Capulanas Cia de Arte Negra
Luli  Silva (UNICAMP)
Marcus Faustini (escritor, autor do livro Guia Afetivo da Periferia)

Dia 28 de Agosto
Local: SESC – Unidade Santo Amaro
Endereço: Rua Amador Bueno, 505
Fone: (11) 5541-4000
Tema: Circuitos Culturais e Redes
14h – Apresentação de trabalhos acadêmicos
15h – Mesa 1: Circuitos e trajetos: o marginal no centro e na periferia
Debatedores: Neka (Canal Motoboy)
Rafael Calazans (Associação Aprofunk)
José Guilherme Magnani (NAU – USP)
Leandro Benetti (CCJ – Ruth Cardoso)
17h30: Mesa 2:Redes e Movimentos Culturais Policêntricos
Debatedores: Agência Solano Trindade
Liliane Braga (Rede Kult Afro)
Ana Paula do Val (EACH – USP)
Maurício Del Nero (SESC)
19h30 – Coquetel de lançamento do livro Santo Amaro em Rede

Dia 29 de Agosto
Local: Centro Cultural São Paulo,
Endereço: Rua Vergueiro, 1000
Fone: (11) 3397-4002
Tema: Política cultural para além dos editais
14h – Apresentação de trabalhos acadêmicos
15h – Mesa 1: Manifestos: a política cultural no olhar dos grupos periféricos
Debatedores: Rede Livre Leste
Peu Pereira (Coletivo Arte na Periferia)
Livia de Tomasi (UFF/RJ)
Gil Marçal (Programa VAI – SMC)
17h30 – Mesa 2: Políticas de fomento, difusão, produção e sustentabilidade
Debatedores: Tiely Queen (Hip Hop Mulher)
Coletivo Fora a do Eixo
Edson Natale (Itaú Cultural)
Luciana Lima (EACH – USP)
Dia 30 de Agosto
Local: SESC – Unidade Belenzinho
Endereço: Rua Padre Adelino 1000
Fone: (11) 2076-9700
Tema: Cultura Digital
14h – Apresentação de trabalhos acadêmicos
15h – Mesa 1: Arte digital: no universo virtual, o centro está em toda parte.
Debatedores: Heloisa Buarque de Hollanda (UFRJ)
Pixel (Labmovel)
Mateus Subverso (Edições Toró)
Cassio Quitério (SESC)
17h30 – Mesa 2: Tecnologia digital e a dissolução de fronteiras ente periferia e centro
Debatedores: Montanha (Funk TV)
Reginaldo Gonçalves (Rádio Heliópolis)
Pablo Ortellado (EACH – USP)
Tatiana Ivanovici (Site Do lado de Cá)

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.