Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Youtube

publicado dia 23 de agosto de 2012

Documentos sobre a escravidão em SP estão disponíveis na internet

Acervo ajuda a compreender os mecanismos que levaram à abolição.

O Arquivo Público do Estado de São Paulo disponibiliza mais de 7 mil imagens digitalizadas de documentos relacionados à Memória da Escravidão, em São Paulo. Com o acervo online, os pesquisadores, que até então tinham acesso apenas aos originais no salão de consultas da instituição, agora podem consultar seu conteúdo integralmente pela Internet.

A coleção reúne materiais produzidos entre 1764 e 1890 e pode ser acessada pelo site Viver em São Paulo. A pesquisa aos documentos sobre a escravidão é feita por palavra-chave, período, tipologia documental, número de ordem, localidade e instituições produtoras.

É possível encontrar ofícios sobre investigações de tráfico negreiro, quadros estatísticos da população escrava, mapas dos alforriados, certidões de batismo, cartas que comunicam a fuga de escravos, atas das reuniões das Juntas Classificadoras de Escravos, relações dos escravos matriculados nos municípios, livros de registro da compra e venda de escravos, entre outros materiais.

Nesse sentido, o acervo ajuda a analisar a atitude do Estado diante do sistema escravista, refletindo as políticas adotadas após a proibição do tráfico negreiro, em 1850. O projeto de “Preservação da Memória da Escravidão em São Paulo no Século XIX” teve duração de três meses e contou com o apoio financeiro do Programa de Apoio ao Desenvolvimento dos Arquivos Ibero-americanos (ADAI), fundo financeiro do governo espanhol.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.