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publicado dia 15 de maio de 2013

Disparidade entre ensino e realidade afasta alunos da escola, diz Unicef

Da Agência Brasil

“Eu não mato aula, a escola que me mata”. Assim respondeu um adolescente que não queria ir para sua aula à coordenadora do Programa de Educação do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no Brasil, Maria de Salete Silva, que enxerga na disparidade entre a vida dos estudantes e o que é ensinado nas salas de aulas como uma das principais causas da evasão escolar.

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Em 2011, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) mostrou que enquanto 95,4% das crianças com até 6 anos estão na escola, apenas 48,7% dos jovens de 19 anos, quase a metade, completa o ensino médio. Para a coordenadora da Unicef, as escolas e instituições de ensino não podem apenas mandar estudantes para a universidade e para o mercado. Para modificar esse quadro é necessário, segundo ela,  trabalhar na “construção da história de vida” dos jovens.

A publicação “Fora da Escola Não Pode! – O Desafio da Exclusão Escolar”, divulgada no 14º Fórum de Dirigentes Municipais de Educação da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), mostra que em grupos específicos e vulneráveis, os índices de exclusão escolar são ainda maiores. “As desigualdades ainda existentes na sociedade brasileira impactam diretamente o sistema educacional do país”, concluiu Maria de Salete.

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