Divulgar entre os/as jovens de Fortaleza, no Ceará, as ações e os programas na cidade destinados a eles/as. É com essa intenção que a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude da Prefeitura Municipal de Fortaleza realiza, a partir desta terça-feira (28), o projeto Coordenadoria Itinerante.
Durante três meses, o projeto levará a escolas e bairros de Fortaleza informações sobre emprego, serviços de saúde, cursos de qualificação profissional, espaços públicos, entre outras oportunidades destinadas a pessoas entre 15 e 29 anos. A ideia é que a Coordenadoria Itinerante visite dois lugares por semana, totalizando mais de 20 visitas.
Afonso Tiago Nunes de Sousa, secretário municipal da juventude, explica que o objetivo da ação é “levar diretamente aos jovens informações sobre oportunidades, direitos e espaços disponíveis em nossa cidade”. A divulgação é feita através de vídeos, fotos e debates.
De acordo com ele, além dos programas desenvolvidos pela Prefeitura destinados à juventude – como o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem Urbano), o Cred Jovem Solidário, o Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (Cuca) e as Praças da Juventude -, são divulgadas outras ações que não são específicas para esse público, mas que também contemplam e interessam a ele, como os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) Álcool e Drogas e os balcões de emprego.
Para o secretário da juventude de Fortaleza, a divulgação dos programas entre os jovens é importante porque muitos deles não têm informações sobre as oportunidades. “A informação é um direito da juventude […]. A cidade tem muitos espaços que as pessoas não sabem. O jovem só sabe o que está no bairro dele”, afirma.
Após debates e conversas com as juventudes da cidade, o momento agora é de divulgar as iniciativas voltadas para essa parcela da população a fim de que ela se aproprie dessas ações. Segundo Afonso Tiago, os jovens já puderam participar de seis rodadas do Orçamento Participativo para Juventude, de duas Conferências Municipais de Juventude e do Congresso Municipal da Juventude, o qual resultou na elaboração do Plano Municipal da Juventude.
Plano Municipal da Juventude
Construído juntamente com os jovens a partir de debates na Conferência e no Congresso Municipal de Juventude, o Plano – aprovado no ano passado pela Câmara de Vereadores – apresenta diretrizes e objetivos para a área juvenil durante dez anos.
Afonso Tiago, secretário municipal de juventude, lembra que este é o primeiro ano em que o Plano está em vigor. De acordo com ele, todos os anos, a Prefeitura deverá apresentar ao Conselho Municipal da Juventude as metas para aquele ano e, ao final da década, deverá ter cumprido os objetivos destacados no documento. “É importante que os jovens conheçam seus direitos e lutem pelos [objetivos do Plano] que ainda não foram feitos”, reforça.
(Adital)