Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Youtube

publicado dia 10 de janeiro de 2013

Saiba quais são os critério de seleção para a bolsa do ProUni

Por Amanda Cieglinski, do Portal EBC

As inscrições podem ser feitas pelo site do ProUni, de 17 a 21 de janeiro.

Na próxima semana serão abertas mais uma vez as inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni). Criado em 2004, o programa distribui bolsas de estudos integrais e parciais em cursos superiores de instituições particulares a alunos de baixa renda. Antes de se candidatar, conheça as regras e saibam quais são os critérios para receber o benefício.

Leia mais:
Inscrições para o ProUni começam em 17 de janeiro

1 – Público
As bolsas do ProUni são destinadas a estudantes que tenham cursado todo o ensino médio em escola pública, ou em estabelecimento privado na condição de bolsista integral. Outros públicos também podem se candidatar à bolsa, mesmo que não atendam ao critério acima. O ProUni também atende pessoas com deficiência e professores da rede pública que estejam no exercício do magistério. Nesses dois últimos casos, não é necessário atender aos critérios de renda.

2 – Enem
Para disputar uma bolsa o candidato também precisa ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para o caso do processo seletivo do ProUni de 2013, os estudantes deverão ter participado do Enem 2012. A nota mínima para poder se candidatar a uma bolsa é de 450 pontos na média das quatro provas objetivas que compõem o exame. A nota da redação também não pode ter sido zero.

3 – Renda
O ProUni distribui dois tipos de bolsas: as integrais, que custeiam 100% da mensalidade, e a parciais, que bancam 50% do valor mensal. Paras concorrer ao benefício integral, a renda familiar per capita do aluno não pode ser superior a 1,5 salário mínimo, o que equivale atualmente a R$ 1.017. Quem quiser disputar uma bolsa parcial deverá ter renda familiar per capita de até 3 salários mínimos, ou R$ 2.034.

Se for pré-selecionado para ganhar uma bolsa do ProUni, o aluno terá que comprovar as informações sobre a renda e histórico escolar junto às instituições de ensino onde pretendem estudar. Até 2012, o ProUni atendeu mais de 1 milhão de estudantes, sendo 67% com bolsa integral.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.