publicado dia 18 de março de 2014
da Revista Galileu
Imagine só: você está em um espaço público de sua cidade e, de repente, muitas ideias de como melhorar aquele lugar surgem na sua cabeça. Então você tira fotos do espaço e adiciona comentários – em texto ou voz – na imagem, além de rabiscos e desenhos de árvores, canteiros, ciclovias ou o que mais lhe vier à tona.
É esse o objetivo do aplicativo Key to the Streets, que se utiliza de celulares e tablets para conectar o usuário à cidade e encaminhar sugestões aos administradores. As informações ficam à disposição das prefeituras, que podem analisa-las quando ações forem pensadas para aquela região da cidade. O protótipo do aplicativo será apresentado no segundo semestre de 2014, na Austrália, mas uma versão online da ferramenta já pode ser testada aqui (em inglês).
No Brasil, a Colab.re, rede social com foco na participação cidadã, criou um projeto que vai mapear os passeios públicos das 12 cidades-sedes da Copa do Mundo. A ideia é reunir informações sobre a situação das calçadas, além de propostas de soluções e melhorias. Os diagnósticos serão apresentados às prefeituras das cidades-sede.