publicado dia 13 de maio de 2014
do VilaMundo
Um terço dos alimentos produzidos no mundo é desperdiçado. Segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), a população mundial poderia ser alimentada se não houvesse esse desperdício.
“Em feiras orgânicas, por exemplo, não se vê esse desperdício porque é o produtor quem vende. Ele tem uma relação com o alimento. Ele sabe o quanto dá trabalho. Nas feiras comuns, o intermediário não tem essa relação”, pontua Leila D, chef e produtora do Festival de Gastronomia Orgânica.
Leia mais
Experiências resgatam identidade cultural através da comida
Do campo até o prato, agricultores, comerciantes, empresas e consumidores, podem resolver o problema adotando soluções eficientes. Para trazer essa discussão para a cidade de São Paulo e compartilhar conhecimento prático sobre o assunto, o Festival Disco Xepa chega à Vila Madalena no dia 14/5. Diversos chefs ensinarão como fazer o aproveitamento total dos alimentos.
O evento
14 a 16/5 na Praça do Beco Nigazz da Hora (Rua Belmiro Braga s/n, esquina com Rua Inácio Pereira da Rocha)
Das 19h às 21h
Exibição de documentários e curta metragens
14/5 – “2014, Ano da Agricultura Familiar: O que o Paulistano tem Haver Com Isso?”
15/5 – “Merenda Escolar e a nutrição dos pequenos e das Famílias”
16/5 – “O Desperdício de alimentos e o Consumo Responsável”
17/5 na Praça do Beco Nigazz da Hora
Das 14h às 21h
Às 12h a equipe chega ao Beco para iniciar o preparo do Banquete Xepa. Haverá música, artistas de rua e oficinas educativas sobre aproveitamento total de alimentos. Será servido o grande Banquete de Rua, colhido no descarte de feiras livres e supermercados.
Clique aqui para conferir a programação completa do evento.