publicado dia 25 de abril de 2012
Uma plataforma digital para a divulgação na web da produção científica na área da economia, eis a proposta do REAP – Rede de Economia Aplicada.
Lançado este ano, o website reúne artigos científicos em economia aplicada, isto é, o saber teórico e analítico da área à serviço da orientação para soluções práticas de problemas concretos.
Formado por uma rede de pesquisadores brasileiros, seu objetivo é fomentar e divulgar pesquisas acadêmicas sobre questões relevantes para a economia e sociedade brasileira com sólido embasamento científico.
[stextbox id=”custom” caption=”Veja os artigos que o Portal Aprendiz selecionou para os interessados em educação” float=”true” width=”350″]A Ampliação da Jornada Escolar Melhora o Desempenho Acadêmico dos Estudantes?
Impacto da Educação Defasada sobre a Criminalidade no Brasil: 2001-2005
Impacto da Frequência Pré-Escolar dos Filhos sobre o Trabalho das Mães no Brasil[/stextbox]
O site funciona como um banco de dados. Os artigos estão disponíveis para download – a maior parte deles está em inglês.
Os artigos –ou papers -, estão subdividos em quatro eixos temáticos, como Educação/Saúde; Trabalho/Pobreza/Desigualdade; Organização Industrial/Crime e Macroeconomia/Crescimento Econômico. Cada uma das categorias é acessível a partir da home do site, com uma navegação bem direta e descomplicada. Basta clicar em “working papers”.
Cada artigo conta com um texto breve de abertura, destacando os métodos e objetivos da pesquisa, a tese estudada, e os principais resultados alcançados.
Além de hospedar os artigos, o site também reúne dados curriculares dos autores, o que facilita a consulta de fontes para pesquisas ou para a divulgação na imprensa. Essas informações estão disponíveis a partir do botão “Pesquisadores Associados”.
A iniciativa, ao ampliar o livre acesso ao conhecimento científico, garante, em contrapartida, uma maior visibilidade e alcance para a produção acadêmica na área econômica, servindo como um conector entre o pesquisador e a sociedade, e ainda entre o autor e os seus potenciais leitores interessados no assunto.
Uma forma bastante convidativa de compartilhar e disseminar o conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento do debate e das políticas públicas relacionadas à economia.