publicado dia 23 de abril de 2012
Por Vagner de Alencar
Até 30 de abril os contribuintes precisam prestar suas contas junto à Receita Federal. Para ajudar a enfrentar a mordida do “Leão” e evitar problemas relacionados ao Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF), está disponível gratuitamente o Declare Certo – uma ferramenta online que auxilia no passo a passo da declaração.
[stextbox id=”custom” caption=”Porvir” float=”true” align=”right” width=”200″]O repórter Vagner de Alencar integra a equipe do Porvir, site parceiro do Portal Aprendiz, que será lançado em maio de 2012. Aguarde![/stextbox]
A iniciativa faz parte do grupo IOB, especializado em serviços relacionados ao IRPF. O software permite que os usuários se orientem para preencher informações da declaração do imposto de renda, além de simular qual a melhor forma de declarar para pagar menos impostos e errar menos, se livrando dos possíveis problemas que podem levá-lo à malha fina.
Além disso, o usuário pode tirar dúvidas em um fórum de perguntas e respostas gratuito que ajuda a solucionar dúvidas específicas. E ler mais conteúdos sobre o tema no blog do site.
Para acessar o sistema e executar simulações da declaração, o contribuinte deve se cadastrar no site e preencher a declaração de acordo com as dicas que vão surgindo para cada situação. Com a declaração pronta, ele ainda pode exportar os dados preenchidos para o sistema oficial da Receita Federal, sem precisar refazer a declaração no sistema do órgão.
Diversos países como Canadá, Inglaterra, Austrália e Índia utilizam ferramentas como essa para declarar o IRPF. Nos Estados Unidos, por exemplo, cerca de 30 milhões de contribuintes já fazem uso desse tipo de recurso. A diferença é que lá o serviço é pago.