publicado dia 6 de março de 2012
O texto que altera o Código Florestal estava previsto para ser votado nesta terça (13/3) na Câmara dos Deputados, mas foi adiado mais uma vez, sem ter sido definido nova data.
Veja a lista dos 10 maiores desmatadores
Um protesto contra essas mudanças foi realizado em 5 de março pelo movimento Brasil Pelas Florestas. Três faixas foram colocadas nas pontes do Paraíso, Sumaré e Cidade Universitária, em São Paulo. Cada banner continha as frases: “No Dia das Mulheres, dê florestas! Deputados, não destruam o Código Florestal”. O ato chama a atenção para a votação, associando com o Dia Internacional das Mulheres, comemorado no 8 de março.

Para o movimento, as mudanças representam um retrocesso na legislação socioambiental brasileira, pois favorecem o aumento do desmatamento e anistia crimes ambientais, emitidos até 22 de julho de 2008, incitando a impunidade.
Veja também:
– Com Belo Monte, violência sexual contra criança e adolescente cresce 138%
Se o texto for aprovado na Câmara, será submetido à sanção da presidenta Dilma Roussef, que poderá ou não vetá-lo. Para ajudar a entender toda a polêmica em torno do Código Florestal, o Portal Aprendiz separou um infográfico e dois vídeos, confira!

Novo Código Florestal
Realizado por Amanda Ferreira, Mariana Bittar e Suzana Amyuni
[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=6uNzHUGbYSM [/youtube]
Desvendando o Código Florestal
Realizado pela TV Folha
[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=n33acjQRxTs&feature=related [/youtube]