publicado dia 1 de fevereiro de 2012
Jovens de El Salvador, no Caribe, terão a oportunidade de contribuir para a cobertura jornalística das eleições municipais a partir do projeto Vozz: “Participação Democrática e Política dos Jovens nas Eleições Municipais de El Salvador”.
A iniciativa tem o objetivo de incentivar a participação dos jovens no processo das eleições legislativas e municipais do país, que ocorrerão no próximo dia 11 de março. No último pleito, somente 30% das pessoas entre 18 e 29 anos votaram.
O objetivo é capacitar os jovens para atuar como jornalistas durante o período pré e pós-eleitoral. “Vozz aproveita o espírito e a voz de um povo jovem para compartilhar informes desde 20 municipalidades em El Salvador, fortalecendo o compromisso cívico e a responsabilidade social. Os participantes carregarão informes através de telefone celular, internet, e por vídeo através do YouTube”, explica a convocatória.
De acordo com o projeto, Vozz terá uma plataforma central que se integrará com redes sociais – como twitter e facebook – e oferecerá mecanismos para postagens em formato de texto, áudio, vídeo e fotos para que os jovens possam compartilhar suas reportagens.
Amigos de Januária

Algo muito parecido foi feito em Januária, uma pequena cidade localizada no norte do estado de Minas Gerais, e que teve sete prefeitos nos últimos dois mandatos. Sete! Acusações de improbidade administrativa (quando o gestor público comete alguma irregularidade) provocaram uma verdadeira dança das cadeiras na prefeitura desta cidade de 65 mil habitantes.
Foi pensando em transformar essa realidade que surgiu o “Amigos de Januária”, um projeto de Jornalismo Cidadão. Idealizado pelas jornalistas Amanda Rossi e Jamila Venturini, a ideia consistiu em capacitar moradores da cidade para que pudessem acessar dados públicos sobre o município e, posteriormente, compartilhar essas informações através das mídias sociais.
Durante o curso, os jovens repórteres aprenderam a criar e atualizar blogs, escrever textos jornalísticos, acessar online dados sobre orçamento, população e educação e fazer pedidos de informação aos poderes públicos. No total, foram mais de 51 inscritos, dos quais 15 foram selecionados e mais 3 convidados para acompanhar o curso.
Uma verdadeira aula de participação e envolvimento cidadão!
O resultado desse trabalho pode ser visto no blog http://amigosdejanuaria.wordpress.com
(Com informações da Adital e Catarse)