Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Youtube

publicado dia 2 de abril de 2013

2 de abril: Dia Internacional do Livro Infantil

Brasília - Alunos na biblioteca da Escola Classe 18, de Taguatinga

Agência Brasil

A data lembra que, há 208 anos, nasceu o dinamarquês Hans Christian Andersen, autor de inúmeros contos clássicos, como O Patinho Feio, O Soldadinho de Chumbo, A Pequena Sereia e A Polegarzinha. O escritor alemão, de origem humilde, evidencia em seus textos o constante contraste que percebia em seu contato com diferentes níveis sociais.

No Brasil, o contista infantil mais conhecido é José Bento Renato Monteiro Lobato. O dia de seu nascimento, 18 de abril, foi adotado no País como o Dia Nacional do Livro Infantil. Grande parte das histórias de Monteiro Lobato é ambientada no Sítio do Pica-Pau Amarelo, numa atmosfera rural, simples e inocente. Seus personagens, muitos deles crianças como os próprios leitores, estimulam a fantasia e a imaginação em suas aventuras.

O primeiro “era uma vez” de uma criança pode ser seguido de muitos outros. O contato com livros estimula a criatividade e mostra um infinito de possibilidades, não só na imaginação. Mas o livro não é apenas para crianças que já sabem ler. Essa relação pode começar muito antes, com interpretação de imagens ou quando os pais leem para as crianças.

Leia a matéria na íntegra

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.