publicado dia 14 de maio de 2013
O Choice Day, iniciativa do movimento Choice, fomentada pela Artemisia Negócios Sociais e pelo Instituto Inspirare, convida na próxima quarta-feira (15/5) mais de mil jovens em 12 estados do Brasil a pensar negócios sociais para a área da educação. Em apenas um dia, é difícil imaginar que esse mutirão seja capaz de dar conta dos desafios do ensino do país, mas ainda assim, levando em conta a história da iniciativa desde seu nascimento em 2011, é possível que seja o começo de algo maior.
“O Choice nasceu para ser um pequeno evento para 50 pessoas, no entanto, o interesse foi tamanho que logo virou um evento para 400 e, com ele, impactamos 5 mil pessoas”, lembra Mauri Pessanha, diretora executiva da Artemisia. “É um movimento desenhado para inspirar estudantes de todo o Brasil a pensar e agir sobre os problemas concretos da sua realidade, aliando propósito e causa com sustentabilidade financeira.”
Projeto quer ensinar empreendedorismo a alunos do Ensino Médio da rede pública
Esta edição do Choice Day é marcada pelo lançamento do “Choice Game”, uma dinâmica lúdica que visa motivar os participantes do evento a criar negócios sociais para a educação a partir de dados e casos reais. Os workshops nos diferentes estados são abertos e organizados pelos embaixadores da Choice – estudantes selecionados para levar adiante a proposta da plataforma.
Embaixadores
[stextbox id=”custom” caption=”Sete princípios a serem seguidos por empreendedores sociais, segundo Muhammad Yunus” float=”true” align=”right” width=”250″]1. O objetivo do negócio é a superação da pobreza ou de um ou mais problemas que ameacem as pessoas e a sociedade. Podem ser em áreas como educação, saúde, acesso à tecnologia, meio ambiente etc. O principal objetivo não pode ser a maximização dos lucros;
2. A empresa alcançará a sustentabilidade financeira;
3. Os investidores recebem de volta apenas o montante investido. Não se paga nenhum dividendo além do retorno do investimento inicial;
4. Quando o montante do investimento é recuperado, o lucro fica com a empresa para cobrir expansões e melhorias;
5. A empresa será ambientalmente consciente;
6. A força de trabalho receberá salários de mercado e desfrutará de condições de trabalho melhores que as usuais;
7. Faça isso com alegria.
fonte:Porvir[/stextbox]
“Temos o desafio de conscientizar pessoas: quem está na universidade sabe muito pouco sobre a situação da educação e também pensa poucas soluções. Queremos desafiar os estudantes de todos os cantos a pensar negócios e estamos confiantes que surgirão boas ideias”, explica Gabriel Marmentini, de 20 anos, estudante de Administração Pública da Universidade do Estado de Santa Catarina e embaixador da Choice.
Um dos 93 embaixadores deste semestre, Marmentini se mostra empolgado com a iniciativa. Motivado por desafios semanais, tanto de leitura e planejamento, quanto de realização de eventos e workshops e visitas às escolas, os embaixadores multiplicam a mensagem de que negócios sociais podem ajudar os estudantes a saírem de sua zona de conforto.
“Nós temos talentos e mentes brilhantes na universidade e queremos desmitificar essa ideia de resolver um problema numa grande empresa, ou ter uma carreira X ou Y. Em vez de criar o décimo sexto tipo de maionese, os estudantes podem ver como usar seu talento para resolver um problema”, diz Mauri.
Educação e desafios
Para Marmentini, sair do espaço formal da sala de aula e entrar em contato com a realidade foi algo decisivo para sua formação. “Indo em escolas, falando com empreendedores, comecei a ver alternativas nessa área, como o ensino adaptativo e as aulas virtuais. Eu via educação apenas como algo fechadinho e esse processo tem ampliado bastante minhas perspectivas”.
A proposta é que este movimento seja capaz de transformar esse olhar, tanto do jovem sobre si, quanto sobre o que se pode fazer pela educação: “Queremos contribuir para que os estudantes olhem para o que tiveram de oportunidades, para que mais gente possa ter acesso à educação, especialmente quem mais precisa”, afirma Mauri, que aposta na educação como um campo promissor para quem quer empreender e ajudar a solucionar as grandes questões do Brasil.
Para mais informações e sobre como participar do Choice Day, clique aqui.
Quem quiser se inscrever e saber mais sobre o Programa de Embaixadores, que terá nova turma em junho, pode acessar a página aqui.
[vimeo]http://vimeo.com/65926914[/vimeo]
[stextbox id=”custom” caption=”Conheça sete princípios a serem seguidos por empreendedores sociais, segundo Muhammad Yunus, vencedor do Prêmio Nobel da Paz em 2006:” float=”true” align=”right” width=”250″]
1. O objetivo do negócio é a superação da pobreza ou de um ou mais problemas que ameacem as pessoas e a sociedade. Podem ser em áreas como educação, saúde, acesso à tecnologia, meio ambiente etc. O principal objetivo não pode ser a maximização dos lucros;
2. A empresa alcançará a sustentabilidade financeira;
3. Os investidores recebem de volta apenas o montante investido. Não se paga nenhum dividendo além do retorno do investimento inicial;
4. Quando o montante do investimento é recuperado, o lucro fica com a empresa para cobrir expansões e melhorias;
5. A empresa será ambientalmente consciente;
6. A força de trabalho receberá salários de mercado e desfrutará de condições de trabalho melhores que as usuais;
7. Faça isso com alegria.
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