publicado dia 1 de agosto de 2025
Fórum Movimentos pela Regeneração mobiliza debate sobre COP30 e crise climática
De 07/08/2025 até 10/08/2025
publicado dia 1 de agosto de 2025
De 07/08/2025 até 10/08/2025
Resumo: De olho na COP30 e com foco em Justiça Climática, Sustentabilidade, Educação Ambiental e políticas públicas, o Fórum Movimentos pela Regeneração – Em direção à COP30 acontece em São Paulo (SP), entre 7 e 10 de agosto. Conheça a programação.
A 100 dias da COP30 e em meio ao agravamento da crise climática global, o Fórum Movimentos pela Regeneração – Em direção à COP30 reunirá ambientalistas, ativistas pela Justiça Climática e autoridades no Sesc Pinheiros, em São Paulo (SP) entre os dias 7 e 10 de agosto. Além das atividades presenciais, o evento será transmitido ao vivo pelo canal do YouTube do Sesc.
O objetivo é mobilizar a sociedade para ações de mitigação e adaptação a fim de fortalecer os processos regenerativos em defesa de todas as formas de vida no planeta e conservação da biodiversidade.
Leia Mais:
Serão debatidos temas como a construção de uma agenda socioambiental, considerando o papel de destaque do Brasil e de outros países da América Latina; a resiliência das cidades e os desafios urbanos; a educação como ferramenta para fortalecer a sustentabilidade; e a sociobioeconomia protagonizada por povos indígenas.
Na conferência também será lançado o Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades de 2025, ferramenta desenvolvida pelo Instituto Cidades Sustentáveis com base na metodologia usada pela ONU.
A ferramenta, desenvolvida pelo Instituto Cidades Sustentáveis de acordo com a metodologia usada pela Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da ONU. Ao todo, são 100 indicadores para o monitoramento da Agenda 2030 nos 5.570 municípios brasileiros.
A maioria das atividades são gratuitas e abertas ao público mediante retirada de ingressos on-line a partir da terça-feira (05/08), às 12h, ou presencialmente no Sesc Pinheiros a partir da quarta (06/08), no mesmo horário. As discussões serão transmitidas no YouTube do Sesc São Paulo.
Destaques da programação do Fórum Movimentos pela Regeneração
A abertura do evento, na quinta-feira, 07/08, das 15h30 às 17h30 será com a mesa “Esperançar Diante da Emergência Climática”, com a participação de Márcio Astrini, secretário-executivo do Observatório do Clima, e Susana Muhamad, cientista política, ambientalista, ex-ministra do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Colômbia e ex-presidenta da COP16. O bate-papo será mediado pela jornalista, escritora e pesquisadora Cristina Serra.
A proposta é contextualizar o agravamento das mudanças climáticas, entendendo que a construção da agenda socioambiental tanto em âmbito regional quanto internacional, considerando o papel que o Brasil desempenha nesse debate, é um gesto de esperançar.
Já na manhã da sexta-feira, 08/08, das 10h às 12h, acontece a mesa “Saberes e fazeres na educação frente às mudanças do clima”, com Cristine Takuá, escritora, artesã, teórica decolonial, ativista e professora indígena brasileira da etnia maxacali, Luiz Fernando de Moraes Barros, gerente de Educação do Departamento Nacional do Sesc, Marcos Sorrentino, representante do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, e Ronaldo Matos, jornalista, educador, cofundador e editor do portal de notícias “Desenrola e Não me Enrola”, que integra a Coalizão de Mídias Indígenas, Quilombolas, Periféricas e Faveladas. A conversa será mediada por Denise de Souza Baena Segura, gerente de Educação para Sustentabilidade e Cidadania do Sesc São Paulo.
A ideia é destacar, a partir dos diálogos entre diferentes saberes científicos, tradicionais, territoriais e geracionais, a potência dos processos educativos para promover a formação integral de sujeitos engajados na proteção da Terra, gerando impactos positivos para suas comunidades.
Intervenções artísticas
No sábado, 09/08, a partir das 20h, o artista paraense Edgar Castro e o carioca Vitor Britto apresentam o espetáculo teatral “Macuco”, com dramaturgia de Victor Novoa e direção de Luiz Fernando Marques. A montagem traz uma narrativa onírica acerca do retorno de um homem à sua terra, hoje disputada, e a destruição de saberes de sua comunidade tradicional.
Para encerrar a programação, no domingo, 10/08, às 18h, a cantora Fafá de Belém sobe ao palco com o show Guitarradas do Pará, que celebra 50 anos de sua carreira mesclando memória e identidade cultural, destacando os ritmos do Norte e a ligação da artista com sua terra natal.
Em formato de feira, a mostra de boas práticas e sustentabilidade trará iniciativas como o Armazém do Campo – Produtos da Terra, Cerâmicas Baluarte, com produtos do Quilombo do Ivaporunduva, Periferia Sustentável (Instituto Favela da Paz), Armazém Biomas, GREMAR, SOS Abelhas sem Ferrão, Cooperativa Agroecológica dos Produtores Rurais e de Água Limpa da Região Sul de São Paulo (COOPERAPAS) e Rede de Coletores de Sementes do Vale do Paraíba (COOPERE).
Além disso, o muro do Sesc Pinheiros receberá uma pintura assinada pela artista maranhense Gê Viana. O mural de grandes proporções na entrada da unidade terá a obra intitulada “Paridade”, que fala das diferenças e semelhanças dos povos originários de uma parte do Brasil.
Confira a programação completa do Fórum Movimentos pela Regeneração – em Direção à COP30 no site do Sesc São Paulo.
Fórum Movimentos pela Regeneração
De 07/08/2025 até 10/08/2025
Sesc Pinheiros (SP)
07/08/2025 - 10/08/2025
https://www.sescsp.org.br/projetos/forum-pre-cop/