publicado dia 25 de outubro de 2024
FLUP 2024 promove encontro de gerações para homenagear Beatriz Nascimento
De 11/11/2024 até 17/11/2024
publicado dia 25 de outubro de 2024
De 11/11/2024 até 17/11/2024
Resumo: A 14ª edição da Festa Literária das Periferias (FLUP) acontece entre os dias 11 e 17/11 no Rio de Janeiro (RJ). Com 90% da programação formada por mulheres negras, o evento vai homenagear a historiadora, poeta e cineasta Beatriz Nascimento, além de promover discussões que dialogam com o Fórum do G20.
Patrimônio Cultural de natureza imaterial do Estado do Rio de Janeiro, a Festa Literária das Periferias (FLUP) realiza sua 14ª edição entre os dias 11 e 17/11 no Circo Voador, na capital fluminense.
Com o tema “Roda a saia, gira a vida”, o evento trará debates, shows, oficinas formativas, lançamento de editoras e participação de escritores do Brasil e do mundo para refletir e celebrar a produção artística e intelectual de mulheres negras.
Com mais de 90% da programação formada por mulheres negras, a FLUP tem entrada gratuita e vai homenagear a historiadora, poeta e cineasta Beatriz Nascimento, figura que inspira as novas gerações por ter se dedicado ao ativismo em defesa dos direitos de mulheres e negros no país.
Leia + Museu Afro Brasil completa 20 anos: 3 exposições para conhecer
A Festa Literária das Periferias acontece na semana que antecede o Fórum do G20, também no Rio de Janeiro. Segundo os organizadores da FLUP, representantes de comunidades e de organizações ligadas às pautas raciais, étnicas, de gênero e climáticas precederão o G20, fortalecendo o debate público sobre as questões das periferias – globais e brasileiras – em conexão com movimentos de resistência.
“O Rio de Janeiro receberá as principais lideranças políticas e econômicas mundiais enquanto a FLUP conecta periferias brasileiras a um diálogo global, sobre raça e cultura – inerente às discussões econômicas do G20”, defende Julio Ludemir, diretor-fundador da FLUP.
Leia + Educação e Arte no território: evento híbrido discute experiências na América Latina
Quem foi Beatriz Nascimento, homenageada pela FLUP
Beatriz Nascimento classificava a poesia como um espaço de quilombo. Diante disso, o Sarau Beatriz Nascimento, vai reunir 30 grandes personalidades e jovens expoentes da literatura negra para declamar poemas autorais em um encontro de gerações.
Participarão mulheres como Conceição Evaristo e Esmeralda Ribeiro, que começaram suas carreiras na série Cadernos Negros, e Elisa Lucinda, reconhecida atriz, poetisa e cantora, e destaques da nova geração como Bell Puã, Luna Vitrolira, Xiatitia, Auritha Tabajara, Luiza Romão e Ryane Leão, que conquistam milhares de leitoras nas redes sociais e mudam a cara do mercado editorial da poesia contemporânea brasileira, o Sarau Beatriz Nascimento será um verdadeiro aquilombamento poético.
Nascida em Aracaju (SE) em 1942, Beatriz Nascimento se formou em História na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e foi autora de diversos textos em que reflete sobre temas como feminismo, racismo e resistência cultural negra. Com base em sua pesquisa, a historiadora também participou da criação do longa-metragem “Ôri”, de 1989, que traz discussões sobre o movimento negro brasileiro.
Beatriz teve sua vida interrompida em janeiro de 1995, quando foi baleada em um bar na zona sul do Rio. O assassino era o ex-companheiro de uma amiga, aconselhada pela intelectual a se separar por ser vítima de violência doméstica. O criminoso foi condenado a 17 anos de prisão.
Para conferir a programação completa da Festa Literária das Periferias (FLUP), acesse aqui.
Festa Literária das Periferias (FLUP)
De 11/11/2024 até 17/11/2024
Circo Voador, Rua dos Arcos, s/n, Lapa – RJ
11/11/2024 - 17/11/2024
https://www.flup.net.br/post/flup-promove-encontre-de-gera%C3%A7%C3%B5es-da-poesia-negra-brasileira