Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Youtube

publicado dia 17 de outubro de 2024

Urbano e público, grafite é reconhecido como expressão da cultura brasileira 

Reportagem:

🗒️Resumo: O grafite, arte contemporânea urbana feita em muros e paredes nos espaços públicos, agora é reconhecido oficialmente como expressão cultural brasileira. De acordo com a nova legislação, cabe ao poder público garantir sua livre expressão artística, além de promover sua valorização e preservação.

O grafite (ou graffiti) é uma expressão da arte urbana contemporânea, materializada em desenhos ou escritos intencionalmente colocados em muros, paredes, fachadas, viadutos e ruas. As intervenções são criadas com giz, carimbos, pincéis e, principalmente, com spray. 

A Enciclopédia do Itaú Cultural aponta nomes como Eduardo Kobra, Zezão, OsGêmeos, Nina Pandolfo e Panmela Castro como grafiteiros brasileiros mais reconhecidos atualmente.

Leia + Grafite transforma comunidade em galeria de arte a céu aberto

Historicamente perseguido e até criminalizado, o grafite ampliou seu alcance nos últimos anos, em muitos casos saindo das ruas para as tradicionais galerias de Arte. Mas é nos espaços públicos que a arte mais brilha, colorindo o cinza das grandes cidades. 

Agora, o grafite é reconhecido oficialmente como uma expressão artística da cultura brasileira.

Com a mudança, é garantida a livre expressão artística, bem como a preservação e a valorização da arte urbana, inclusive pelo poder público. 

Grafite: uma expressão da arte urbana 

Grafite é reconhecido como expressão cultural do Brasil
Grafite foi reconhecido pela Lei 14.996/2024 em outubro. 

Ao lado da charge, da caricatura e do cartum, o grafite foi contemplado pela Lei 14.996, de 2024, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e  publicada no Diário Oficial da União no dia 16/10.

Leia + Mulheres grafiteiras ocupam os muros de SP

A legislação definiu grafite como uma “expressão da arte urbana em forma de desenho e escrituras em que o artista cria uma linguagem intencional para interferir na cidade, com o aproveitamento de espaços públicos, como paredes, muros, fachadas, viadutos e ruas”. 

Grafite mural pintado pela artista Panmela Castro
A grafiteira Panmela Castro homenageia Marielle Franco em mural no Rio de Janeiro (RJ).

Em março, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, destacou a importância da expressão artística urbana.

Leia + Público, coletivo e à margem, slam ganha força no Brasil 

“O grafite é uma manifestação social e cultural potente, que carrega força, representatividade e a história de uma cultura. Ele quebrou o estigma de arte marginal e passou a ocupar galerias de arte pelo mundo, abrindo as portas para debates sociais, desenvolvimento cultural e social urbano”, afirmou a ministra da Cultura. 

Público, coletivo e à margem, Slam ganha força no Brasil

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.