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publicado dia 16 de agosto de 2023

Cátedra Unesco – A Cidade que Educa e Transforma é apresentada oficialmente em Brasília (DF)

De 16/08/2023 até 17/08/2023

📄Resumo: O lançamento oficial da Cátedra Unesco UniTwin – A Cidade que educa e transforma acontece em Brasília (DF) nos dias 16 e 17/08. Evento na UnB reunirá especialistas em Educação Integral, representantes de ministérios e educadores. 

Acontece em Brasília (DF), entre os dias 16 e 17/08, o lançamento oficial da Cátedra Unesco UniTwin – A Cidade que educa e transformaTrata-se de um consórcio internacional, articulado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), e que reúne 12 instituições de Ensino Superior brasileiras, além de uma universidade em Portugal e outra em Guiné Bissau. 

Leia + O que é território educativo 

Criada em 2022, a Cátedra tem como propósito sistematizar e compartilhar conhecimento e experiências para pensar as cidades como espaços e territórios educativos. Aprovada pela Unesco em setembro de 2022, a instalação da Cátedra aconteceu em 28 de fevereiro deste ano em Portugal, em cerimônia na Câmara Municipal de Lisboa. 

Lançamento da Cátedra Unesco Cidade que educa e transforma
Lançamento da Cátedra Unesco Cidade que educa e transforma

Em entrevista ao Educação & Território, o professor Márcio Tascheto, doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), elencou os principais objetivos da Cátedra Unesco: 

  • A promoção de um sistema integrado de atividades de investigação, formação e documentação na área das Cidades Educadoras e a divulgação de conhecimentos sobre o conceito de uma cidade educativa, a fim de permitir modelos de governação em linha com os ODS;
  • A Investigação e reflexão sobre as práticas baseadas em modelos de governação inspirados no conceito de Cidades Educadoras e suas respostas aos problemas emergentes das sociedades, especialmente na perspectiva da consolidação de democracias;
  • A criação de uma Rede de conhecimento que permita aos governos locais oferecer uma oferta diversificada de respostas equitativas e justas para os problemas da sociedade contemporânea;
  • A cooperação e colaboração na construção de sociedades do conhecimento através de diferentes estratégias de cidades educadoras.

Para Marcio Tascheto, integrar a Cátedra da Unesco significa pensar em cidades mais equitativas. “Cidades mais igualitárias, socialmente mais justas e que possam ser, socioterritorialmente, democráticas e diversas”, descreve o professor da Universidade Franciscana (UFN), destacando a também que as cidades devem colocar em prática o respeito aos direitos humanos.

As instituições que fazem parte da Cátedra são: 

  • Instituto Superior de Educação e Ciências – ISEC, Lisboa, Portugal
  • Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI, Brasil
  • Universidade Passo Fundo, UPF, Brasil
  • Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil
  • Universidade Federal da Bahia, UFAB, Brasil
  • Universidade Franciscano, UFN /Santa Maria, Brasil
  • FACED/Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil
  • Instituto Politécnico Nova Esperança da Guiné Bissau
  • Universidade Presbiteriana Mackenzie, Brasil
  • Centro Universitário Internacional, Uninter/ Curitiba/PR, Brasil
  • Fundação Anísio Teixeira, Brasil
  • Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Unisinos, Brasil

Cidade que educa e transforma

O evento será dividido em dois momentos, na quarta-feira (16/08), das 8h às 17h, acontecerá a Reunião Técnica entre o Programa Escola de Tempo Integral e a Cátedra Unesco, com a participação dos Ministérios da Educação (MEC), da Cultura (MINC), do Esporte (MESP), da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), e dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC). 

O intuito deste dia é promover o diálogo da Cátedra com os ministérios, além de levantar possíveis interfaces e contribuições à política de Educação Integral do MEC. 

Já na quinta-feira (17/08),  acontece o lançamento oficial da Cátedra Unesco Cidade que Educa e Transforma. O evento está programado para  às 9h30 no Memorial Darcy Ribeiro, localizado na Universidade de Brasília (UnB). 

Participam das mesas temáticas especialistas em Educação Integral, como Natacha Costa, diretora executiva da Associação Cidade Escola Aprendiz e do Centro de Referências em Educação Integral, além dos educadores Jaqueline Moll e Márcio Tascheto. O debate também contará com a presença da secretária de Educação de Diadema (SP), Ana Lúcia Sanches, Levindo Carvalho (UFMG) e Gilberto Lacerda (UnB). 

O encerramento das atividades contará com uma homenagem ao professor Carlos Rodrigues Brandão, referência para a Educação Integral no Brasil, que morreu no início de julho.

Leia + Carlos Rodrigues Brandão, uma referência para a Educação Integral 

📌Confira a programação completa | 17/08  

9h30 às 10h – Atividade Cultural: Banda musical Luiz Antônio 

10h30 às 11h – Cátedra Unesco – Cidade que educa e transforma: trajetória e perspectivas. Mesa com a profa. Dra. Jaqueline Moll, da UFRGS/URI e o prof. Dr. Márcio Tascheto, da UFN/UPF. 

11h às 12h30 – Educação, Cidade, Território: Interfaces, fazeres e desafios para a Cátedra na perspectiva de consolidação da democracia no Brasil. Mesa mediada pela Adriana Bragagnolo, da UPF; com a participação de Natacha Costa, da Cidade Escola Aprendiz; Ana Lúcia Sanches, Secretária de Educação de Diadema; Levindo Diniz Carvalho, da UFMG; e Gilberto Lacerda, da UNB. 

12h30 às 13h – Homenagem da Cátedra Unesco: professor Carlos Rodrigues Brandão: Presente! 

Territórios educativos e cidades transformadoras

Para Márcio Tascheto, o Brasil acumulou, ao longo da História, experiências, reflexões e políticas públicas que dialogam com as propostas para uma cidade que educa. 

Embora interrompidas, experiências históricas como as Escolas-Parque de Anísio Teixeira em Salvador (BA), os Cieps no Rio de Janeiro (RJ) e o Programa Mais Educação são exemplos relevantes. 

“Além disso, é possível observar inúmeras experiências municipais, pulverizadas de políticas de Educação Integral”, complementa o professor, explicando que essas iniciativas colocaram na agenda pública a dimensão de que, para existir uma formação integral, é preciso mobilizar todo um território. “E de que o território, acima de tudo, é luta”. 

Dessa forma, para o historiador, as universidades ganham muito ao participar da Cátedra Unesco, sobretudo na reflexão a respeito de como os currículos e pedagogias universitárias podem constituir-se de forma mais integrada aos territórios onde estão localizadas, transpondo a barreira do que é discutido no meio acadêmico para a construção de políticas públicas nas cidades.

“Ou seja, as universidades podem produzir processos de aprendizagem a partir dos saberes territoriais, da conexão com seus bairros e seus sujeitos. Essa perspectiva pode auxiliar na produção de respostas qualificadas para grandes demandas sociais que temos socialmente, por exemplo, a partir de pesquisas que nascem dessas demandas”, explica. 

Segundo o professor, o grande desafio para a Cátedra Unesco, e de qualquer instituição, é entender o seu papel social e qual é a sua contribuição efetiva nos territórios onde atua.

A dimensão de intercâmbio de conhecimentos promovido pela Cátedra Unesco entre as instituições dos três continentes – América do Sul, África e Europa – também é positiva: 

“Isso cria uma rede de cooperação de produção acadêmica que fomenta a internacionalização da troca de conhecimento entre essas instituições, favorecendo um crescimento cultural para as instituições de ensino”, afirma. 

O quê

Lançamento da Cátedra Unesco - Cidade que educa e transforma

Quando

De 16/08/2023 às 08:00 até 17/08/2023 às 13:00

Onde

Memorial Darcy Ribeiro (UnB) - Brasília (DF)

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