publicado dia 5 de abril de 2019
Curso gratuito na USP ensina cartografia social e mapeamento comunitário
Reportagem: Redação
publicado dia 5 de abril de 2019
Reportagem: Redação
Estão abertas as inscrições para a nova edição do Curso de Introdução ao QGIS, introdutório de cartografia social e mapeamento comunitário. Nas quatro aulas ministradas na Universidade de São Paulo (USP), os educandos irão aprender como olhar socialmente o território e cartografá-lo a partir de seus interesses.
O que é o QGIS?
O QGIS é um Sistema de Informação Geográfica (SIG) amigável, ou seja, um programa para criar mapas, registrado sob licença de Software Livre. O programa é um projeto oficial da Open Source Geospatial Foundation (OSGeo) e fornece um número crescente de capacidades através de suas principais funções e complementos.
Nas oficinas, eles irão aprender a analisar diversos fatores, por exemplo: rede de saúde, escolas, meios de transporte, raça, renda, escolaridade, gênero, equipamentos públicos, etc.
Também será possível cruzar esses dados, como comparar a rede de saúde nas periferias com a região nobre da cidade, analisar onde estão as ciclovias, a relação entre renda e escolaridade entre outros recortes.
Fazer esses mapeamentos é possível utilizando dados públicos e gratuitos, com os do Instituto de Geografia e Estatística (IBGE) e o Geosampa.
As oficinas são gratuitas, e tem duração de dois dias. São quatro turmas, mas para garantir a inscrição é necessário preencher o formulário: https://forms.gle/1iXZHySowAjx7kez8