publicado dia 9 de outubro de 2018
Aprendiz e Instituto Tomie Ohtake promovem encontro “Cultura e Educação: Tecendo Territórios Educativos”
Reportagem: Redação
publicado dia 9 de outubro de 2018
Reportagem: Redação
No dia 19 de outubro, a Associação Cidade Escola Aprendiz, em parceria com o Instituto Tomie Ohtake, promove o encontro “Cultura e Educação: Tecendo Territórios Educativos”.
O evento será realizado no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, das 09h às 14h, e integra as ações da 3ª edição do Prêmio Territórios, iniciativa que ilumina e dissemina projetos da rede municipal paulistana que conectem a escola aos territórios da cidade por meio dos diversos saberes culturais.
Na ocasião, o Aprendiz lançará o Especial Currículo da Cidade Educadora, uma plataforma que pretende apoiar educadores e educadoras na criação de práticas pedagógicas alinhadas à Educação Integral.
Organizado a partir das reflexões realizadas no Projeto A Escola e a Cultura Local com apoio do FUMCAD (Fundo Municipal do Direito da Criança e Adolescente) nos territórios do Butantã, Jardim Ângela e Heliópolis, o Currículo busca valorizar os saberes locais, mapeando potenciais educativos e disseminando experiências que podem inspirar práticas pedagógicas inovadoras nas escolas.
A programação é gratuita e prevê um debate sobre o papel da educação e da cultura no desenvolvimento humano e territorial, com participação de coletivos urbanos e organizações que atuam em São Paulo. Em seguida, os participantes serão divididos em oficinas temáticas para experimentação de práticas que compõem o Currículo da Cidade e seus territórios educativos.
Ao final do evento, o público será convidado a percorrer a exposição Histórias Afro-Atlânticas, em cartaz no Instituto Tomie Ohtake até o dia 21 de outubro. Faça sua inscrição.
09:00-09:30 Café da manhã
09:30-10:30 Roda de conversa: “Cultura e Educação: Tecendo Territórios Educativos”
10:30-11:00 Lançamento da Plataforma “Currículo da Cidade Educadora”
11:00-13:00 Oficinas de Experimentação
Oficina 1: Expressões artísticas na Cidade Educadora | Grupo Esparrama e EMEF Monteiro Lobato
Oficina 2: Identidades, Memória e Participação Social em uma território que educa | Museu da Imigração e CEU Heliópolis
Oficina 3: Comer é cultura: saberes e fazeres na cidade | Pé de Feijão e EMEI Chácara Sonho Azul
Oficina 4: Caminhar é preciso: reconhecendo o território educativo | ap? estudos em mobilidade e EMEI Gabriel Prestes
13:00-14:00 Visitação à Exposição Histórias Afro-Atlânticas