Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Youtube

publicado dia 6 de junho de 2018

Programação gratuita celebra o Bloomsday, evento dedicado ao livro Ulisses, de James Joyce

Reportagem:

16 de junho de 1904 foi uma odisseia em um dia. Ou, pelo menos, na vida do publicitário Leopold Bloom, do romance Ulisses, escrito pelo irlandês James Joyce. Durante 16 horas – estendidas em mais de mil páginas – o protagonista cumpre sua jornada épica entre sair e voltar para casa em uma narração repleta de neologismos, fluxos de consciências, temporalidades distintas e descrições minuciosas sobre a formação da cidade moderna e seus habitantes. Tal o poder descritivo do narrador que, na época de sua publicação, o livro chegou a ser censurado pela precisão e detalhamento da fisiologia humana.

Não se sabe com precisão quando começou a ser comemorado o Bloomsday, feriado literário internacional que acontece sempre no dia 16 de junho. No cinquentenário do livro, o crítico John Ryan e o escritor Brian O’Nolan organizaram uma peregrinação pelas rotas do livro em Dublin, interpretando personagens do romance. Até hoje, comemorações parecidas tomam a Irlanda e outras cidades do mundo em reverência a um dos maiores clássicos da literatura moderna.

grafite do escritor
Grafite com o rosto do escritor irlandês / Crédito: Divulgação Portal Aprendiz

Em São Paulo, faz 30 anos que as comemorações do Bloomsday acontecem. Para celebrar essas três décadas, a Casa das Rosas e Casa Guilherme de Almeida organizam uma programação especial nos dias 15 e 16 de junho.

A abertura das celebrações começará na sexta-feira (15), com a palestra Desvendando o Ulysses, de James Joyce. Maria Teresa Quirino, mestra em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês, traçará um panorama da obra, sua recepção e como a potência narrativa reverberou até os dias de hoje.

No sábado, a professora e escritora Amara Moira discutirá a utilização de onomatopeias e outros efeitos sonoros dentro do livro. No mesmo dia, o debate Ulisses, um estudo, organizado pelo atual coordenador do feriado literário no Brasil, Marcelo Tápia, irá se debruçar sobre a complexidade do romance com convidados especiais.

No fechamento do evento, célebres personagens de Ulisses serão tema de uma celebração que contará com música e dança irlandesa, além da leitura da obra em diversos idiomas. Haverá também uma reprodução do velório de Finnegan, baseado no romance Finnegans wake, do escritor, lembrado por conter semelhanças com o conto Quincas Berro D’Água, do brasileiro Jorge Amado.

Confira a programação completa do Bloomsday na página da Casa das Rosas.

 

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.