publicado dia 22 de setembro de 2017
Expresso Acesso levará moradores a centros culturais gratuitamente
Reportagem: Nana Soares
publicado dia 22 de setembro de 2017
Reportagem: Nana Soares
A partir do dia 24 de setembro, São Paulo terá transporte gratuito ligando o bairro do Canindé, na zona norte da cidade, ao Instituto Tomie Ohtake, passando pelos principais equipamentos culturais da cidade, como o MAC e a Pinacoteca. É o Expresso Acesso, iniciativa do Programa de Acessibilidade 2017 do Instituto Tomie Ohtake com o intuito de fomentar a visita a centros culturais, museus e bibliotecas.
A linha circulará entre 11h e 18h dos domingos, com paradas na Praça da Kantuta, Parque da Juventude/ Biblioteca de São Paulo, Parque da Luz/Pinacoteca, Centro Cultural São Paulo, Parque do Ibirapuera/MAC USP e Instituto Tomie Ohtake. A prioridade de embarque é para os moradores do Canindé, região onde a organização tem realizado ações culturais e educativas desde 2016. Os passageiros que moram no bairro receberão ainda um adesivo que garante a gratuidade na entrada da Pinacoteca. As vagas remanescentes ficarão abertas aos demais interessados de qualquer região da cidade.
“O propósito das ações do Instituto Tomie Ohtake no Canindé é construir uma programação cultural em conjunto com a população. Pretendemos ser um apoio para que os moradores sejam protagonistas de suas próprias histórias”, explica Fernanda Castilhos, responsável pelo Expresso Acesso. A ação também converge com a meta de integrar outros públicos a diversas regiões da cidade.
“Sabemos que o Instituto Tomie Ohtake está em uma região de classe média alta, e é muito importante democratizá-lo, e que a população entenda aquele espaço como seu”, acrescentou Fernanda.
Inicialmente, o Expresso Acesso circulará todos os domingos até o janeiro de 2018, parando apenas entre o Natal e o Ano Novo. Confira os horários de saída:
Partindo do Canindé (Rua Comendador Nestor Pereira, 75b): 11:00 / 12:55 / 14:35 / 16:30
Partindo do Instituto Tomie Ohtake: 11:00 / 12:40 / 14:35 / 16h10