publicado dia 1 de maio de 2017
Curso para educadores busca aproximar escolas e Fab Labs de São Paulo
Reportagem: Redação
publicado dia 1 de maio de 2017
Reportagem: Redação
Estão abertas as inscrições para a formação Conectando Escolas e Fab Labs Livres da cidade de São Paulo, uma iniciativa da Associação Cidade Escola Aprendiz e do Instituto Catalisador, em parceria com a Diretoria Regional de Educação do Ipiranga (DRE-Ipiranga), que visa aproximar as escolas da rede municipal de educação aos FabLabs Livres implantados na cidade, revelando seu potencial educativo para o território urbano.
A partir da sensibilização de 40 educadores das unidades de ensino localizadas em torno do Fab Lab Olido, o projeto busca promover práticas de Aprendizagem Criativa que mesclem elementos da cultura tradicional às novas tecnologias digitais. Segundo Paola Ricci, do Instituto Catalisador, a proposta é “desmistificar o uso das tecnologias de fabricação digital, impulsionando práticas de Aprendizagem Criativa dentro e fora da sala de aula”.
Ao todo, estão previstas 21h de formação presenciais e 4h de atividades não presenciais, na quais os participantes terão a oportunidade de elaborar e implementar um projeto voltado aos seus estudantes. O curso acontecerá no Fab Lab Olido e nos Telecentros da Biblioteca Monteiro Lobato e Afonso Taunay, alternadamente.
Contemplado pelo edital Redes e Ruas da Prefeitura de São Paulo, que reúne as Secretarias de Cultura, Direitos Humanos e Cidadania e Tecnologia e Inovação, o projeto pretende ainda estimular práticas educativas inovadoras na DRE-Ipiranga, fomentando o potencial autoral dos professores, bem como a autonomia e o engajamento dos estudantes.
“A ideia é que, a partir do percurso de aprendizado vivenciado no curso, os professores possam ocupar esse equipamento urbano, articulando o currículo da escola com as ofertas educativas que a cidade oferece, fomentando São Paulo como Cidade Educadora”, explica Raiana Ribeiro, representante do Aprendiz.
As inscrições se encerram no dia 3 de maio e podem ser realizadas pela internet. A primeira aula acontece no dia 6 de maio no Fab Lab Olido.