publicado dia 17 de junho de 2016
Curso sobre direito à cidade aborda caminhos para um espaço urbano com mais justiça social
Reportagem: Redação
publicado dia 17 de junho de 2016
Reportagem: Redação
Além de milhares de pessoas, as grandes cidades concentram muitas contradições. Podem ser vistas como espaço de oportunidades de trabalho, produção de riqueza e inovação cultural, ao mesmo tempo em que possuem poucos espaços verdes, imensos congestionamentos e desigualdades sociais.
“Mas se a cidade fosse nossa, como seria?” A partir dessa provocação, o curso “ Direito à cidade : desafios e caminhos possíveis” promove quatro encontros e uma saída de campo para discutir os limites do atual projeto de cidade, discutindo as possibilidades que estão surgindo em busca de um espaço urbano com mais justiça social. Focado na metrópole de São Paulo, a formação problematizará políticas públicas urbanas atuais e antigas.
Os organizadores afirmam “prezar pela inclusão”, por isso não será negada a participação de interessados apenas pelo critério financeiro. Entre em contato através do e-mail [email protected] e indique com que valor ou como pode contribuir.
Serão abordadas quatro perspectivas do direito á cidade: “Do conceito à prática”, “Planejamento e mobilidade”, “Para mulheres, negras, LGBTs, para todas” e “Apropriação do espaço público”.
Os encontros acontecem de segunda e quarta-feira, das 19h às 22h30, entre os dias 20 e 29/6, sempre na Ocupação Butantã – Terra Livre (rua Butantã, 233 – próximo à estação Faria Lima do metrô). A saída a campo está programada para o sábado (25/6), das 14h às 18h. É possível se inscrever para cada etapa avulsamente (R$ 60 cada) ou fazer o curso completo (R$ 230).
(A foto que abre está matéria é de Felipe Lange Borge, via Flickr/Creative Commons)