publicado dia 18 de maio de 2016
Encontro com as Infâncias propõe debate sobre a criança e a cidade
Reportagem: Redação
publicado dia 18 de maio de 2016
Reportagem: Redação
A urgência de se propor modelos que contraponham a lógica masculina, rodoviarista, segregadora e impessoal das cidades está reunindo cada vez mais vozes. Junto com essa urgência, emerge a possibilidade de transformar o urbano em lúdico, trazendo as crianças para uma compor uma nova dimensão do aprendizado e da cidadania. Para atiçar a imaginação de uma cidade para crianças, o segundo “Encontro com as Infâncias”, debaterá, em roda de conversa, “As Crianças e a Cidade”.
Leia mais
+Uma cidade para crianças é uma cidade para todos
+Escolas rompem barreiras e levam crianças para ocupar e aprender na cidade
+Cinco razões para se comemorar a aprovação do Marco Legal da Primeira Infância no Brasil
+Intersetorialidade: garantir direitos de crianças e adolescentes é uma tarefa de todo o território
+Peter Gray: Brincar e sentir-se parte de uma comunidade são essenciais para a aprendizagem das crianças
+Garantir o direito ao brincar é chave para desenvolvimento integral de crianças
Promovida pelo Mapa da Infância Brasileira (MIB), em parceria com a Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ), a roda, que acontecerá neste sábado, 21/5, das 9h às 12h30 , se insere numa programação mais ampla que já discutiu “Escuta infantil” e irá debater “Expressões infantis” (6/8), “Diversidade” (24/9) e “Transformação” (26/11).
Comporão a roda de conversa Ana Estela Haddad, coordenadora da São Paulo Carinhosa e primeira-dama do município de São Paulo, Irene Quintás, arquiteta e urbanista que coordena a Rede OCARA, que reúne experiências e projetos de infância e espaço público, Raiana Ribeiro, gestora do Programa Cidades Educadoras da Associação Cidade Escola Aprendiz e Rodrigo Rubido, do Instituto Elos.
O evento acontecerá na sede da UMAPAZ, que fica na Av. Quarto Centenário, 1268 – Jardim Luzitania, São Paulo. Clique aqui para se inscrever no “As Crianças e a Cidade”.i.
(A foto que ilustra essa matéria é de Fernando Martinez via Flickr/Creative Commons)