publicado dia 14 de setembro de 2015
Encontro debate aproximações entre cultura e educação nos territórios da zona sul paulistana
Reportagem: Redação
publicado dia 14 de setembro de 2015
Reportagem: Redação
Em parceria com a Associação Cidade Escola Aprendiz, a EMEI Chácara Sonho Azul realiza, no dia 26/9 (sábado), o Seminário Conexões nos Territórios: Cultura e Educação – Aproximações Necessárias. O evento é parte da programação de um encontro que terá oficinas, apresentações artísticas e a exibição do filme Território do Brincar.
Se trabalhadas da forma adequada, a cultura e a educação podem estimular o protagonismo infantil e juvenil, fortalecendo esse setor em busca de uma cidadania plena. As linguagens do grafite e do hip hop são exemplos de que o território se torna tema e cenário da aprendizagem quando os jovens se apropriam do espaço urbano.
“Com muita persistência, alguns coletivos, indivíduos e organizações estão conseguindo dar outro sentido para a rua. Estão ressignificando este espaço. Por conta da contínua efervescência da cultura periférica, diversos grupos que atuam com linguagens artísticas estão mostrando seu trabalho de forma aberta para todos, e em algumas casos de graça”, afirmou José Silva, em sua coluna “Para periferia, ocupar o espaço público significa enfraquecer a cultura do medo” no Portal Aprendiz.
Durante o Seminário, que acontece das 9h às 12h, nas dependências da EMEI Chácara Sonho Azul (Travessa Alcato, 1 – Vila Calu, São Paulo/SP), profissionais de educação e representantes de organizações da sociedade civil e coletivos de arte discutirão sobre as relações entre cultura e educação a partir da experiência de cada um desses atores e suas atuações nos territórios.
Confira a programação completa e não perca as inscrições!