publicado dia 18 de agosto de 2015
Escadarias de São Paulo serão mapeadas na plataforma Olhe o Degrau
Reportagem: Clipping
publicado dia 18 de agosto de 2015
Reportagem: Clipping
do VilaMundo.
Com o objetivo de mapear escadarias da cidade de São Paulo e mostrar que estes locais podem ser incorporados como atalhos nos trajetos de pedestres durante seu dia a dia, a organização Cidade Ativa criou a plataforma colaborativa Olhe o Degrau. A iniciativa realizou nas últimas semanas uma série de ações em torno da escada que fica na rua Alves Guimarães, em Pinheiros, para revitalizar a paisagem. A ideia por trás da ação é também provar que as escadarias têm potencial para se tornarem espaços de encontro.
A plataforma consiste em um mapa onde os usuários podem adicionar as escadarias da cidade. Basta classificar o local em uma das categorias apresentadas pelo site (escadaria entre muros, em área verde, ao longo de casas, entre edifícios etc.). Após selecionar a categoria, é só informar a localização da escada. É opcional fazer a descrição do local e adicionar fotos. Além disso, quem participar do mapeamento pode aparecer como “cidadão anônimo” se desejar.
Em entrevista à Folha de S. Paulo, a coordenadora de projetos do grupo Cidade Ativa afirmou que trazer as escadarias de volta para a vida das pessoas significa mais saúde e qualidade de vida, pois ao deixar o carro em casa é possível não só se movimentar e ser mais saudável, mas também incentivar outras pessoas a fazer o mesmo.
O Olhe o Degrau é uma parceria do site Cidadera com a organização Cidade Ativa, que foi criada no final de 2013 a fim de pensar na relação entre cidades e estilos de vida mais saudáveis e elaborar projetos que incentivem a participação das pessoas na transformação de suas comunidades.