publicado dia 31 de julho de 2015
Em São Paulo, Praça das Artes recebe abertura da Semana Mundial do Aleitamento Materno
Reportagem: Clipping
publicado dia 31 de julho de 2015
Reportagem: Clipping
Do Catraquinha
Acontece neste sábado, dia 1º de agosto, na Praça das Artes, a abertura da Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM), realizada pela Prefeitura de São Paulo por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura e o programa São Paulo Carinhosa. Divulgando a importância de garantir a amamentação nos espaços públicos, a edição de 2015 da Campanha tem como principal ação apoiar mulheres que combinam vida profissional com o período de amamentação.
Revisitando o tema da campanha de 1993, é notável o crescimento da participação feminina no mercado de trabalho nesses 22 anos, bem como a adoção de medidas para que a amamentação não seja abandonada – através de ações de promoção dos direitos da maternidade – que favorecem amamentação em lugares públicos, e principalmente em locais de trabalho.
Projeto retrata amamentação e questiona ocupação do espaço público
No dia 14 de abril, São Paulo sancionou a lei que garante o aleitamento materno em qualquer estabelecimento de São Paulo. Quem constranger ou proibir a mãe de amamentar seu filho em público pagará multa de R$ 500. Em caso de reincidência, o valor dobra. O local não precisa ter área específica para amamentação.
Para celebrar a data e promover esse importante vínculo entre as mães e seus bebês, serão realizadas diversas atividades, entre as 11h e 17h. A programação traz uma vivência com o grupo Palavra Cantada às 15h, e apresentações do grupo Beatles Para Crianças às 16h, além de uma programação dedicada completa de oficinas com vivências como Dança Materna.
Veja a programação completa da Semana Mundial de Aleitamento Materno