publicado dia 24 de julho de 2015
SP: Intervenção urbana dará início à Semana de combate ao tráfico de pessoas
Reportagem: Redação
publicado dia 24 de julho de 2015
Reportagem: Redação
Exposta em frente ao Theatro Municipal, no centro de São Paulo, uma gift box dará início à Semana de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, a partir das 17h da próxima segunda-feira (27/7). É a segunda vez que a caixa, criada pela organização britânica Stop the Traffik e pela Iniciativa Global para Combate ao Tráfico Humano (UNGift), fará parte de uma ação em São Paulo.
Definição de tráfico de pessoas
“O recrutamento, o transporte, a transferência, o alojamento ou o acolhimento de pessoas, recorrendo à ameaça ou uso da força ou a outras formas de coação, ao rapto, à fraude, ao engano, ao abuso de autoridade ou à situação de vulnerabilidade ou à entrega ou aceitação de pagamentos ou benefícios para obter o consentimento de uma pessoa que tenha autoridade sobre outra para fins de exploração”
A gift box tem o objetivo de provocar conscientização sobre o tráfico de pessoas, disseminando informações sobre o tema. Ela costuma ser exposta em lugares estratégicos e de grande circulação de pessoas. Quando é vista de fora, a caixa desperta a curiosidade do público, que se depara com um sentimento surpreendente ao adentrar o espaço.
Desde 2012, a gift box já percorreu cidades nos Estados Unidos, Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte, Eslováquia e Brasil. A iniciativa de trazer a caixa e promover a Semana é uma parceria do Ministério Público do Trabalho com a Prefeitura de São Paulo, por meio das secretarias de Direitos Humanos e Cidadania e de Segurança Urbana.
No Brasil, mais de 42 mil trabalhadores foram resgatados do trabalho escravo entre 2003 e 2013, de acordo com a Comissão Pastoral da Terra. Segundo um relatório da Polícia Militar, 1.735 brasileiros foram vítimas de tráfico interno de pessoas para fins de exploração sexual entre 2006 e 2011. Fora do país, a maior incidência do tráfico de braseiros é para fins de exploração sexual.