publicado dia 11 de junho de 2015
Ferramenta virtual apoia escolas e comunidades no desenvolvimento de programas de Educação Integral
por Redação
publicado dia 11 de junho de 2015
por Redação
Os conceitos de Educação Integral e de cidade educadora não existem se os espaços públicos não forem entendidos como espaços educativos. Converter centros culturais, cinemas, praças em oportunidades educativas e conectá-las ao cotidiano escolar são premissas indissociáveis, mas nem sempre simples de serem garantidas. Esse é apenas um dos diversos desafios que os gestores públicos enfrentam para elaborar, implementar e avaliar programas de educação integral nos mais variados municípios brasileiros.
No intuito de apoiá-los a superar tantas barreiras, o Centro de Referências em Educação Integral lançou ontem (10/06) a plataforma Educação Integral Na Prática, durante o Seminário Internacional de Educação Integral: Práticas para uma Cidade Educadora, realizado no Rio de Janeiro, pelo Movimento de Ação e Inovação Social (MAIS) e Centro de Referências em Educação Integral.
A ferramenta traz macro estratégias para implementação de programas, apoiadas por experiências de referência, ferramentas de gestão, referências bibliográficas, notícias e marcos legais. São apresentadas 10 dimensões – comunicação e alianças, educação no território, infra e recursos, gestão intersetorial, gestão da escola, currículo transversal, rede de educadores, formação continuada, avaliação e monitoramento e financiamento.
Não se trata de uma fórmula pronta para se fazer políticas, mas sim um conjunto de possibilidades já testadas por gestores e escolas no Brasil e no mundo que podem inspirar novos caminhos a serem traçados.
Kit Na Prática
O evento marca o lançamento de cinco novos instrumentos voltados para o aperfeiçoamento da gestão escolar e pública de programas de Educação Integral. São três kits de ferramentas práticas: uma para apoiar processos participativos e dialógicos em educação; um para implementação de currículos integrados, que fortaleçam a participação e o interesse dos estudantes;e outro sobre como conduzir processos educativos conectados ao território. Há ainda uma publicação e uma plataforma digital de apoio a gestores públicos para implementação da políticas de Educação Integral Na Prática