publicado dia 24 de março de 2015
Toluca sedia encontro de Cidades Educadoras do México, América Central e Caribe
Reportagem: Redação
publicado dia 24 de março de 2015
Reportagem: Redação
Desde a fundação do movimento de Cidades Educadoras há 25 anos, diversos municípios ao redor do mundo passaram a assumir o espaço urbano como agente educativo. Com realidades profundamente distintas, as localidades vêm desenvolvendo experiências que partem de uma concepção comum: a de que a cidade educa seus habitantes através de suas políticas de habitação, de sua programação cultural, dos eventos esportivos que organiza, das questões ambientais e de saúde, das discussões orçamentárias e de segurança, ou mesmo quando opta por esta ou aquela política de mobilidade urbana.
A cidade de Toluca, no México, é um desses exemplos. Com cerca de 900 mil habitantes, o município tem buscado integrar programas e políticas, de modo a despertar sua vocação educativa enquanto metrópole. E para consolidar esse processo, ela receberá nos dias 23 e 24 de abril, o “III Encontro de Cidades Educadoras do México, América Central e Caribe”.
Com o tema “A Educação na Cidade: Um projeto comum para transformar o espaço urbano em um espaço educador”, o evento reunirá especialistas e experiências voltadas para o desenvolvimento de cidades educadoras na região. As discussões estarão divididas em três eixos: governo local como impulsionador da educação em valores cívicos; sociedade civil comprometida com a educação cidadã; e novas formas de gestão dos governos locais.
“Tomar consciência, desenvolver e avaliar o impacto educativo das ações do governo e das políticas públicas, buscando maior transversalidade nas ações, transparência e proximidade com os cidadãos, assim como buscar vias para articular e mobilizar os diferentes agentes educadores presentes na cidade, são os compromissos dos governos signatários da Carta de Cidades Educadoras”, afirma a convocatória do encontro.
Conheça a experiência de Toluca – Município Educador: