publicado dia 3 de julho de 2014
No Rio de Janeiro, projeto busca estudantes interessados em leitura
Reportagem: Redação
publicado dia 3 de julho de 2014
Reportagem: Redação
Com a proposta de formar novos leitores e escritores conscientes do mundo que os cerca e abertos para o convívio com diferentes culturas, o Projeto Turista Aprendiz busca estudantes da rede pública de ensino do Rio de Janeiro para participar das oficinas de formação.
As inscrições vão até o dia 25 de julho e as atividades acontecem no segundo semestre, na Biblioteca Parque do Complexo do Alemão, com duração de quatro meses. Os candidatos podem se inscrever gratuitamente pelo site.
O projeto, inspirado na obra de Mário de Andrade (O Turista Aprendiz, 1927), integra o Programa Favela Criativa, que oferece a jovens agentes culturais formação artística e especialização em gestão cultural.
Seleção
Os pré-selecionados devem escrever um texto e participar de uma entrevista com coordenadores e professores da Oficina. Serão escolhidos 25 alunos para cada turma. As oficinas começam em agosto e seguem até o fim do ano no primeiro módulo, com aulas duas vezes por semana.
O segundo módulo, que contempla cinco alunos de cada oficina (incluindo as que foram realizadas no primeiro semestre, na Rocinha e em Manguinhos, e a que também ocorrerá a partir de agosto na Biblioteca Parque Estadual), vai até o fim de fevereiro e inclui viagem pelo Brasil e publicação de livro com textos dos alunos sobre a experiência.
Além de aulas gratuitas, os gastos com transporte, hospedagem e alimentação durante os deslocamentos são custeados pela iniciativa.Cada aluno recebe também tablet, caderno e colchonete para uso durante o curso, que serão doados após a conclusão do Turista Aprendiz.