publicado dia 24 de janeiro de 2014
Em BH, Praça da Liberdade se transforma no Museu do Instante
Reportagem: Danilo Mekari
publicado dia 24 de janeiro de 2014
Reportagem: Danilo Mekari
Quem passar pela Praça da Liberdade, localizada no bairro de Savassi, em Belo Horizonte, neste sábado (25/1), será testemunha de uma nova concepção de museu: o Museu do Instante.
A partir das 15h, a Praça se transformará em um centro de intervenções culturais educativas e gratuitas, que vão desde teatro, cinema e sarau ao ar livre a oficina de plantio, troca de vinis, CD’s e objetos de casa, piquenique e até mesmo um campeonato de queimada.
“A nossa proposta é diminuir a distância que existe entre o museu tradicional e hermético e as práticas culturais cotidianas. A ideia é valorizar o que acontece no espaço público e mostrar que essas ações também merecem um museu”, relata Fernanda Chagas, arquiteta do DOBRA Oficina de Arquitetura, que organiza o evento em conjunto com a arquiteta Paula Bruzzi.
Cultura nas ruas
Durante o mês de janeiro, os organizadores recolheram mensagens e fotos de moradores da capital mineira sob o tema “A cultura nas ruas e praças de Belo Horizonte”. As frases e imagens escolhidas serão projetadas em dois edifícios da praça: o CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) e o Espaço do Conhecimento UFMG.
Fernanda afirma que, no Brasil, os espaços públicos costumam ser engessados, e acredita que a Praça da Liberdade deve ser vivenciada de outras formas, “menos rígidas, mais lúdicas, espontâneas e divertidas”. “Se a gente mostrar que as pessoas podem utilizar o espaço público de diferentes maneiras, cada um terá o potencial de levar a sua mudança e fazer a sua própria transformação”, conclui.
Clique aqui para acessar a página do Museu do Instante no Facebook e conferir a programação do evento.