publicado dia 19 de julho de 2013
Governo federal usará redes sociais para monitorar manifestações
Reportagem: Clipping
publicado dia 19 de julho de 2013
Reportagem: Clipping
da Agência Brasil
O diretor de operações da Secretaria Extraordinária de Grandes Eventos, do Ministério da Justiça, José Monteiro, informou que o governo está monitorando as redes sociais para identificar manifestações e manifestantes que planejem alguma ação durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que terá a presença do papa Francisco.
Leia mais
Rede social fomenta participação e cidadania
Organizações lançam carta conjunta pela liberdade de imprensa e de expressão; leia nota
Estima-se que dois milhões de pessoas participarão da jornada, que acontecerá entre os dias 23 e 28 de julho. Monteiro afirma que pessoas que buscam oportunidades para cometer atos de violência e crimes nos protestos serão contidas. As forças de segurança destacarão 10 mil agentes, das polícias civil, rodoviária federal e militar, para atuar apenas em Copacabana, onde o Papa fará duas atividades.
O diretor de operações defendeu a atuação da polícia no RJ dizendo que “a PM sempre pauta suas atividades com técnica, força e meios necessários”. No entanto, entidades de direitos humanos questionam abusos de poder na ação da polícia e uma investigação foi aberta pelos ministérios públicos Federal e Estadual.