publicado dia 26 de abril de 2013
Universidade Estadual Paulista aprova programa de cotas
Reportagem: Clipping
publicado dia 26 de abril de 2013
Reportagem: Clipping
Do Estadão
Foi aprovado pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), na quinta-feira (25/4), o Programa de Inclusão com Mérito no Ensino Superior Público Paulista (Pimesp), plano de inclusão lançado pelo governo e reitores das escolas estaduais. O Conselho Universitário da instituição aprovou as metas de inclusão do programa, que prevê 50% das matrículas de estudantes de escola pública até 2016, mas solicitou mais informações sobre o curso semipresencial de dois anos pelo qual parte dos cotistas passariam, o college.
Pela meta, o porcentual de indígenas, negros e pardos deverá ser de no mínimo 35%, valor verificado para a população do Estado de São Paulo no Censo de 2010 realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de acordo com o projeto. A previsão é de que as metas sejam atendidas ao longo de três anos a partir de 2014.
A Unesp é a primeira universidade estadual a adotar o Pimesp. A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade Estadual de São Paulo (USP) devem decidir ainda no primeiro semestre, para que o programa tenha validade no próximo vestibular.