publicado dia 19 de novembro de 2013
Dia 20 de novembro, data da morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares – o maior durante o período colonial – foi escolhido para celebrar o Dia da Consciência Negra no Brasil. Reconhecido como feriado em diversas cidades do país, costuma ser marcado por reflexões e denúncia das condições de marginalização a que até hoje é submetida a população negra brasileira.
Para promover o enfrentamento ao racismo, várias ações serão realizadas em território nacional, entre elas atos e manifestações que celebram a cultura negra e reivindicam o fim do genocídio da população negra, principalmente dos jovens que vivem nas periferias.
Confira as manifestações que acontecerão amanhã em alguns estados do país:
DISTRITO FEDERAL – Brasília
Dia 20 – Ato pelo Dia Nacional da Consciência Negra
Ato organizado pela Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos Humanos.
Local: Hall da Taquigrafia – Anexo II da Câmara dos Deputados
A partir das 17h
MINAS GERAIS – Belo Horizonte
Dia 20 – Ato pelo 20 de novembro em Belo Horizonte
UNEGRO-MG convoca para o ato do dia da Consciência Negra.
A partir das 17 horas
Local: Praça sete – Belo Horizonte – MG
PERNAMBUCO – Iguaracy
Dia 20 – 10ª Celebração da Consciência Negra
O Grupo Mulher Maravilha e a Comunidade Quilombola Queimada dos Filipes realiza ato pela afirmação e autonomia das comunidades quilombolas do Sertão do Pajeú e Moxotó.
Local: Quilombo Queimada dos Filipes – Iguaracy
A partir das 15h
RIO DE JANEIRO – Rio de Janeiro
Dia 26 – Seminário Ceap
No Mês da Consciência Negra, o Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (Ceap) realizará o seminário ‘Experiências Afro-brasileiras na Gestão Pública’. A atividade acontecerá no dia 26 de novembro, das 13h às 21h, no auditório do Instituto Federal de Ciências Sociais e Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS/UFRJ), que fica no Largo São Francisco de Paula, nº 1, Centro da capital carioca.
SÃO PAULO – São Paulo
Dia 20 – 10ª Marcha da Consciência Negra
Mobilização reunirá diversas entidades do movimento negro para cobrar: Cotas raciais em universidades e concursos públicos; Fim do Genocídio e a desmilitarização das polícias além de um debate democrático sobre um novo modelo de segurança pública para o país; Defesa da Lei 10639, que traz a história e cultura afro-brasileira para as escolas; defesa dos Quilombolas e religiões de matriz africana; Fim da violência contra mulheres negras, homossexuais, além da garantia de seus direitos; Por mais investimentos em cultura, educação, saúde e pela radial democratização dos meios de comunicação.
Programação: Concentração às 11h no vão livre do Masp, com atividades culturais. Encerramento com ato político às 17h em rente ao Teatro Municipal.
Dia 23 – Ato: Basta! Rompendo a violência sexista e racista contra as mulheres
O Ato Basta! Rompendo a violência sexista e racista contra as mulheres integra a série de eventos da Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, criada em 1991, por 23 feministas de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres (CWGL), localizado nos EUA.
Dia 28 – Encerramento do Mês da Consciência Negra
A partir das 10h: Feira e exposição de livros, mostra de fotografias e pinturas
15h: bate-papo “Samba, Identidade e Combate ao Racismo”, com Leci Brandão (cantora e deputada estadual do PCdoB) e União das Escolas de Samba Paulistanas (a confirmar); Gilson Negão e Maria Helena Brito, do Setorial Sambistas do PT.
Sede da CUT/SP – Rua Caetano Pinto nº 575 – Brás – São Paulo – SP
SÃO PAULO – Mauá
Dia 23 – CUT Cidadã Consciência Negra
9h às 18h – Paço Municipal de Mauá – Av. João Ramalho nº 205 – Vila Noêmia – Mauá – SP.