publicado dia 7 de novembro de 2013
Siga o Aprendiz no Facebook e no Twitter.
Com a colaboração de Rafael Martins
De que serve uma praça cheia de árvores e vazia de pessoas?
Foi pensando nisso que a Escola Bakhita, localizada na zona oeste de São Paulo, promoveu uma visita de seus estudantes à praça Irmãos Karmann, em pleno sábado, dia 26/10.
No total, mais de 200 pessoas – entre pais, crianças e professores – ocuparam o espaço público para brincar, dançar, cantar e valorizar a cultura da infância. Na ocasião, foram distribuídas bonecas de pano produzidas pelos próprios alunos nos últimos meses, com a ajuda de pais e professores.
Incentivada pelo Projeto Presença, da RedSOLARE Brasil, a direção da Bakhita acredita que essa experiência traz harmonia a todos que frequentam a escola e demonstra a importância da ocupação do espaço público como alternativa contra a violência urbana. Além disso, a ocupação da praça teve o objetivo de promover o contato e o cuidado entre vizinhos do mesmo bairro.
Na praça, as crianças não apenas conheceram os elementos do local – brinquedos, vegetação, aparelhos de ginástica – como também puderam ter contato com pessoas que estavam caminhando por ali, de passagem ou fazendo exercícios. Quem passava era convidado a participar das rodas de ciranda, cantorias e a levar um boneco produzido pela comunidade.
Clique aqui para ver mais fotos da visita à praça Irmãos Karmann.
Veja o vídeo para saber ainda mais sobre essa ocupação do espaço público:



