publicado dia 10 de abril de 2013

Com o objetivo de apoiar iniciativas criativas e projetos focados em inovação, a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), em parceria com a Fundação para o Desenvolvimento da Engenharia (FDTE), anunciou hoje (10/4) a criação do Laboratório de Inovação e Empreendedorismo.
O prédio, projetado para ter 9 mil metros quadrados, será instalado entre os edifícios que hoje abrigam a Faculdade de Administração e a Engenharia Civil. O orçamento previsto é de R$ 20 milhões e a Poli informou que buscará recursos extras junto a empresas e doadores.
Com autoria de Ruy Ohtake, o projeto arquitetônico do Laboratório deve começar a sair do papel ainda este ano. O espaço terá capacidade para 750 pessoas e vai abrigar o desenvolvimento simultâneo de até 30 projetos de grande porte. Além disso, o ambiente terá o mínimo de divisões internas para que haja maior integração, interação e troca de ideias.
Empresas
O Laboratório contará ainda com a parceria da Agência de Inovação da USP, que vai atuar nas negociações sobre propriedade intelectual e licenciamento. Haverá oportunidades, caso empresas se interessem pelo projeto dos alunos ou os próprios estudantes tenham vontade de abrir uma empresa para comercializar o produto, tecnologia ou serviço que desenvolverem.
As instalações, com equipamentos e estrutura para começar a operar, devem ficar prontas em 2015.