Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Youtube

Do Estadão

No sábado (23/3), às 16h, acontece a inauguração da nova sede da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, no câmpus da Universidade de São Paulo (USP). O evento contará com inaugurações e lançamentos associados à coleção doada pelo empresário, ex-secretário de Cultura e bibliófilo José Mindlin (1914-2010). O projeto do prédio é de autoria dos arquitetos Eduardo de Almeida e Rodrigo Mindlin Loeb.

Na ocasião, duas exposições serão abertas, uma permanente e a outra temporária. A primeira chama-se “Uma Vida Entre Livros” e confere destaque à trajetória de formação do acervo realizada pelo casal Mindlin. Contará com seções que abordam a história do livro, desenvolvimento de tipografia, além de painéis, imagens e textos que tratam da paixão pela leitura.

No caso da exposição temporária “Não Faço Nada Sem Alegria” serão destacados os destaques do acervo. As duas mostras têm curadoria de Pedro Puntoni e Cristina Antunes, respectivamente diretor e curadora-chefe da biblioteca.

Estão programados os lançamentos, pela Edusp, de uma nova edição do catálogo-geral da Brasiliana e o inédito “Para a Tão Falada Biblioteca José e Guita Mindlin”, título organizado pela neta do bibliófilo, Lucia Mindlin Loeb, feito a partir do levantamento das dedicatórias recebidas em vida pelos avós. Compõem o volume cerca de 125 dedicatórias de poetas como Carlos Drummond de Andrade, o crítico literário Antônio Candido e os escritores Érico Veríssimo e José Saramago.

Leia a matéria na íntegra.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.