Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Youtube

publicado dia 7 de dezembro de 2012

TEDx organizado por alunos valoriza a educação fora da sala de aula

Segundo Ana Luisa Braga, de 15 anos, o objetivo do TEDx Colégio Bandeirantes era fugir dos temas tratados em sala de aula.

Cerca de 25 alunos do Ensino Médio do Colégio Bandeirantes, de São Paulo, passaram o ano inteiro se dedicando a produzir um TEDx sobre inovação e educação. O resultado foi apresentado em 28 de novembro, na própria instituição, com a participação dos jovens e de convidados.

Para o professor da Universidade de São Paulo (USP), Gilson Schwartz, um dos palestrantes, alunos e especialistas trataram da questão sob uma perspectiva comum. “Todas apontaram para a importância do aluno ser protagonista e da criatividade em oposição aos conceitos de educação que estão mais próximos do treinamento, conformação, seguir regras e se enquadrar em um padrão único”, avalia.

[stextbox id=”custom” float=”true” align=”right” width=”250″]O TED é um modelo autônomo de debates que nasceu no Vale Do Silício (Califórnia). Há alguns anos, passou a licenciar eventos locais e comunitários, os TEDx. Saiba mais em www.ted.com.[/stextbox]

Durante o TEDx Colégio Bandeirantes, Schwartz falou sobre o Games For Change, a primeira rede latino-americana para pesquisar, inovar e valorizar a relação entre jogos, aprendizagem e transformação social. O evento contou com outras cinco palestras, sendo duas de estudantes do Colégio Bandeirantes. “Estamos em um ambiente que é muito importante o estudo para a prova, mas ter espaço para desenvolver nossas ideias abre portas e é prazeroso”, afirma Carla Lopes Bridi, que cursa o 2º ano do Ensino Médio.

A adolescente de 16 anos contou como foi enriquecedor aprender comunicação na escola, a partir do curso Idade Mídia, do Programa Cidadania. Fruto de uma parceria da instituição com a Associação Cidade Escola Aprendiz, o projeto adota os veículos de comunicação como ferramenta importante de conhecimento.

Já Victor Alexandre de Paula, 18 anos, aluno do 3º ano do Ensino Médio e bolsista pelo ISMART (Instituto Social para Motivar, Apoiar e Reconhecer Talentos), discorreu sobre o incentivo ao desenvolvimento de jovens talentos de baixa renda por meio da concessão de bolsas de estudos em escolas particulares consideradas de boa qualidade.

Para ele, foi bastante estimulador ouvir dos especialistas que a educação vai muito além do giz e da lousa. “Como eu desenho e tenho algumas dificuldades acadêmicas, principalmente, em Matemática, me questiono se o problema sou eu ou se é como abordam. Foi bom saber que eu não estou sozinho e que outras pessoas estão escrevendo livros e falando sobre isso”, explica.

Fugir da rotina da escola e dos temas que são abordados em sala de aula foi exatamente o objetivo desse primeiro TEDx do Colégio Bandeirantes, segundo Ana Luisa Braga, 15 anos, uma das idealizadoras e apresentadora do evento. “Nosso mundo não está centrado em Matemática, Física e Química, existe muita coisa além disso”, justifica.

O debate contou também com a participação de Luis Otávio Ribeiro, um dos criadores do Catarse, a primeira plataforma de financiamento colaborativo do Brasil; Ricardo D’addi, biólogo e professor que relacionou sustentabilidade e qualidade de vida; além de Fernanda Nudelman, fundadora do Ponto de Contato, que propõe o co-working por meio de um espaço de trabalho colaborativo.

Durante o evento, foram exibidos dois vídeos de TEDxs internacionais inspiradores: “What adults can learn from kids” [O que os alunos podem aprender com as crianças], por Adora Svitak, e ”Schools Kill Creativity” [Escolas matam a criatividade], por Sir. Ken Robinson.

O TEDxColégio Bandeirantes foi desenvolvido através do projeto Open City, programa em parceria com a Universidade de Harvard e MIT (Massachusetts Institute of Technology), que propõe criar discussões e produtos que tornem a comunidade e a cidade ambientes mais participativos e abertos.

De acordo com o coordenador de relações institucionais do Colégio Bandeirante, os alunos foram convidados e, com a orientação dos professores, elaboraram um roteiro para conhecer espaços e projetos inovadores na cidade. “Foi aí que eles tiveram a ideia de protagonizar um TEDx, demos algum suporte, mas no fundo, todo o processo de curadoria e de escolha dos palestrantes foram eles que fizeram”, relata.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.