Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Youtube

publicado dia 20 de março de 2012

Mapa do Idec mostra feiras orgânicos em capitais brasileiras

Das 27 cidades avaliadas, 22 possuíam feiras orgânicas

O Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), em parceria com o Fórum Nacional das Entidades Civis de Defesa do Consumidor (FNECDC) realizou um mapeamento das feiras de orgânicos de todo o Brasil.

Foram destacados dados de localização dos principais alimentos comercializados, horários de funcionamentos e se possuíam mecanismos para comprovação de origem orgânica dos produtos.

A periodicidade das feiras mapeadas na pesquisa é variável. 115 delas são realizadas apenas uma vez por semana. A única que funciona diariamente é a Feira Orgânica do Jardim Bonfiglioli, em São Paulo.

Quase todas as feiras oferecem frutas, legumes e hortaliças. Em 37 delas também é possível encontrar cereais, e em 36, produtos processados, como mel, doces caseiros, ervas, temperos, laticínios, pães, bolos, biscoitos, sucos, frango e carne bovina.

Confira o ranking das cidades e a quantidade de feiras orgânicas de cada uma:

  • Rio de Janeiro – 25
  • Brasília – 20
  • Recife – 18
  • Curitiba – 16
  • São Paulo – 8
  • Campo Grande – 2
  • Fortaleza – 2
  • Belém- 1
  • Aracaju – 1
  • Manaus – 1
  • Natal – 1
  • Porto Velho – 1
  • Rio Branco – 1
  • Maceió – 1

* Das capitais pesquisadas não possuem nenhuma feira orgânica: Boa Vista, Cuiabá, Macapá, Palmas e São Luís.

Alimentos orgânicos não possuem resíduos de agrotóxicos. Um estudo realizado pela Anvisa mostra que 28% das frutas e dos vegetais possuem excessos de agrotóxicos e venenos inadequados. Morango, pepino e pimentão possuem mais de 60% de amostras impróprias para o consumo.

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) existem cerca de 15.000 formulações para 400 agrotóxicos diferentes, sendo que cerca de 8.000 encontram-se licenciadas no Brasil, que é o maior consumidor de agrotóxicos no mundo.
A Anvisa destaca também que o uso intenso de agrotóxicos pode levar à degradação dos recursos naturais e também podem afetar a saúde pelo excesso dessas substâncias, levando a intoxicação.

Confira a pesquisa em pdf

(EcoDesenvolvimento)

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.