Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 16 de julho de 2019

Jovem leva pesquisa sobre tratamentos quimioterápicos para feira de ciências na China

por

Ganhadora do Prêmio Killing de Tecnologia na Mostratec 2018 (Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia), a estudante Giovana Berti Mantovani será a única a representar o Brasil na Castic (China Adolescent Sciente & Technology Innovation Contest), feira de ciências que acontece em julho em Macau, região autônoma da China. 

O projeto de Giovana investiga o detergente Acabi (derivado do breu branco, uma resina extraída do pinheiro) como possível redutor de danos às células sadias durante os tratamentos quimioterápicos.

Embora o Acabi já houvesse sido sintetizado por outros pesquisadores na área médica, a jovem é pioneira na observação de que a estrutura molecular do composto ataca células tumorais, e não as saudáveis – que também são destruídas durante a quimioterapia.

Mostratec 2018

Maior feira de ciências da América Latina, a Mostratec acontece anualmente em Nova Hamburgo (RS). Alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio e Técnico de 27 estados brasileiros e 22 países apresentaram trabalhos em áreas como Tecnologia, História, Identidade, Engenharia, Biologia e Robótica.

Em 2018, uma grande variedade de estudantes olhou para produtos naturais e de seus territórios como base de sua pesquisas científicas e projetos, assim como Giovana. Confira na matéria Mostratec 2018: projetos científicos têm como base riquezas ambientais e saberes do território. 

 

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.