publicado dia 20 de julho de 2018
Curta “Antes da Chuva” mostra como jovens de comunidades tradicionais enxergam mudanças climáticas
Reportagem: Redação
publicado dia 20 de julho de 2018
Reportagem: Redação
Quem lida com as mãos na terra e quem observa minunciosamente como brota e cresce uma semente é também quem percebe como as mudanças climáticas, agravadas por processos destrutivos como os adotados pelo agronegócio, perturbam o delicado equilíbrio responsável pela manutenção dos recursos naturais.
Leia +: Contra invisibilidade da população indígena, educador Leno Vidal propõe ligação entre arte e território.
+ Comunidades indígenas do Rio Uaupés cartografam sua região.
O documentário Antes da Chuva, lançado em junho de 2018, acompanha a rotina de jovens de comunidades tradicionais e da agricultura familiar e sua percepção sobre como o agronegócio e as mudanças climáticas afetam a natureza brasileira. O curta mostra também como essa geração, responsável por preservar o legado de saberes tradicionais de plantio e colheita, luta para preservar o que parece estar cada vez mais em risco no Brasil.
Jovens de comunidades indígenas relatam que o avanço do agronegócio e do desmatamento da mata originária têm consequências palpáveis no modo como seu território se comporta. A coletora e bióloga Milene Alves, que mora em Nova Xavantina (MT), explana como o recuo das águas do rio altera as sementes da planta Iandi, que dependem da aquosidade terrena; já o indígena Tawa explica como os animais têm se comportado de forma destrutiva nas plantações, por não encontrarem alimento na floresta.
O filme também traz a perspectiva de como essa juventude busca nos saberes e práticas tradicionais de seu território mecanismos para proteger as terras e militar ativamente pelo reconhecimento do valor de seus conhecimentos não só para o território, mas para todo país.
O documentário em curta-metragem foi feito pela Rede de Sementes do Xingu, com produção do Instituto Socioambiental e o Volante Filmes. Ele foi premiado como melhor fotografia no Festival dos Sertões e também selecionado para as mostras Cinecipó – Festival do Filme Insurgente e VI Congresso Latino-americano de Agroecologia.
Antes da Chuva está disponível online na plataforma Videocamp e também no Youtube.