Desde 2011, a Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec) abre espaço para a ciência produzida por alunos da educação infantil e fundamental. É a Mostratec Júnior, que tem como objetivo disseminar a pesquisa científica na Educação Básica e criar uma rede de colaboração entre as feiras de ciências nas quais o protagonista é o estudante pesquisador.
Em 2017, ela aconteceu entre os dias 23 e 26 de outubro e apresentou o número recorde de 250 projetos, um aumento de mais de 1000% desde que passou a integrar a feira principal. As principais preocupações das crianças e adolescentes Brasil afora ficaram evidentes: sustentabilidade, uso abusivo da tecnologia, acessibilidade, saúde mental e diversidade. Distribuídos em 13 áreas de conhecimento, os trabalhos dos jovens cientistas partem de problemas observados no cotidiano escolar e de reflexões sobre seus hábitos de vida.
Mostratec
A 32ª edição da Mostratec, realizada pela Fundação Liberato em Novo Hamburgo (RS) contou com participantes de todos os estados do Brasil e de outros 20 países. Ao todo, foram premiados 50 projetos da Mostratec Júnior e mais de 100 na categoria principal.
São alunos canhotos que compartilham as dificuldades oriundas do simples fato de escrever com a mão esquerda, como cadeiras e mesas não adaptadas e um material escolar até R$30 mais caro; ou toda toda uma turma de 1° ano que se mobiliza por conta da leucemia diagnosticada em um colega de classe e cria uma campanha sobre a importância da doação de sangue. Também não faltaram trabalhos sobre os malefícios do uso excessivo dos celulares e até do fidget spinner, brinquedo que se popularizou em 2017 e ganhou as escolas em todo o mundo.
Além disso, os adolescentes demonstraram muita preocupação com o descarte de resíduos, uma alimentação mais saudável e ecológica e com sua saúde mental, produzindo dezenas de projetos sobre bullying, depressão e suicídio.
Confira mais projetos da Mostratec Júnior:
A repórter Nana Soares viajou a Novo Hamburgo a convite da Mostratec.
As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.