publicado dia 29 de outubro de 2014
Em São Paulo, organizações lançam aliança pela água
Reportagem: Pedro Nogueira
publicado dia 29 de outubro de 2014
Reportagem: Pedro Nogueira
Foi lançada hoje em São Paulo, que vive à beira do colapso hídrico, uma coalização de entidades da sociedade civil que visa colaborar para a construção de segurança hídrica na cidade.
São Paulo passa atualmente pela maior crise hídrica de sua história – já são mais de 60 cidades e milhões de pessoas afetadas. Enquanto as previsões do tempo não dão qualquer espaço para otimismo, os níveis de rios e reservatórios não param de baixar.
O relatório da Aliança pela Água aponta cinco fatores como essenciais para a atual crise:
– Ênfase dos governos na retirada de mais água, e não no uso racional
desse recurso;
-Desmatamento nas áreas de mananciais e poluição das fontes
de água em quase todo o estado;
– Seca extrema e déficit de chuvas, em especial no Sistema Cantareira;
– Pouco espaço de participação e transparência quanto à gestão da água;
– Resistência dos governos em tomar medidas mais firmes em um ano eleitoral.
Apresentando dez metas de curto prazo – até abril de 2015 – e dez metas de longo prazo – que objetivam implantar um novo modelo de gestão d’água – a coalizão elaborou uma agenda mínima, consensuada, que pede transparência na gestão dos recursos e da crise.
As propostas foram construída a partir do projeto Água@SP, que contou com mais de 196 ideias de ações de curto prazo e 191 a longo prazo, elaboradas por 280 especialistas de 60 municípios.
Dentre elas, encontram-se a criação de uma comitê gestor participativo da crise, ampliação de informações para a população, campanhas públicas, transparência na gestão dos recursos, incentivos à redução do consumo, garantia de água em situação de emergência e incentivos para novas tecnologias – como cisternas e reaproveitamento de águas.
Acesse o site da Aliança Pela Água, participe e saiba mais.