publicado dia 25 de março de 2014
O dia primeiro de abril é uma data significativa para a história do Brasil. Há 50 anos, era levado a cabo o golpe que instaurou a ditadura civil-militar que assolou o país por 21 anos, deixando um legado ainda a ser compreendido e superado. Para contribuir com essa reflexão, diversas organizações promovem durante essa semana uma série de atividades culturais, debates e atos.
Confira abaixo a seleção do Portal Aprendiz e participe das atividades:
Mostra Teatral de Direitos Humanos (SP)
Parte das “descomemorações”, como se autodefine, a II Mostra Teatral de Direitos Humanos acontece entre 24 e 30 de março, no teatro Heleny Guariba – professora de teatro morta pelo regime – na Praça Roosevelt, zona central de São Paulo, e no espaço da Cia do Feijão. Durante o evento, serão apresentadas diversas peças como “Milagre na Cela”, com leitura do Grupo Kaus, “Utopia”, de Thomas Moore, pela Cia. Esquizocênica. A entrada é gratuita.
Mostra Cinema Pela Verdade (Em todo o país)
Em sua terceira edição, o projeto irá exibir filmes e organizar debates em universidades de 26 estados e no Distrito Federal, num total de 162 exibições. Os filmes selecionados para este ano são Repare Bem, de Maria de Medeiros, Camponeses do Araguaia – A Guerrilha Vista por Dentro, de Vandré Fernandes, e Ainda Existem Perseguidos Políticos. Realizada pelo Instituto Cultura em Movimento (ICEM), em parceria com o Ministério da Justiça, a mostra visa promover projetos com foco na Ditadura Militar no Brasil e na América Latina. Além da Mostra, 27 universitários se reúnem nesta semanaa para serem capacitados como “agentes mobilizadores” da Mostra.
Acompanhe a programação pela página do Facebook da Mostra Cinema pela Verdade.
Cordão da Mentira (SP)
Para contestar e escrachar, o Cordão da Mentira sairá no dia 1º de abril pelas ruas de São Paulo, questionando o que foi a ditadura militar e o que permanece dela. O trajeto, animado por sambas próprios, será feito entre o Memorial da Resistência e diversos pontos emblemáticos da cidade. Em sua terceira edição, o bloco, composto por coletivos teatrais, políticos, sambistas e movimentos sociais, sairá às 17h30, convidando todos e todas para um carnaval escracho verdadeiramente popular.
Confira a página do Facebook, blog, músicas e desfiles dos anos anteriores.
Exposição O Golpe: 50 anos depois (RJ)
No Armazém Utopia, na região portuária do Rio de Janeiro, a exposição se espalha por mais de dois mil metros quadrados com diversas instalações, obras e vídeos que ilustram o período da ditadura militar. Com entrada franca, a exposição também conta com a exibição do documentário “O dia que durou 21 anos”, de Camilo Tavares. O Armazém é localizado à Av. Rodrigues Alves e funciona de quarta a domingo, das 14h às 22h. A exposição vai até 13/4.
Confira aqui reportagem da TV Brasil sobre a exposição.
Seminário “Golpe Militar – 50 anos: Memória, História e Direitos Humanos” (SP)
Promovida pelo Centro de Documentação e Memória da Unesp (Cedem), em parceria com o Observatório de Educação em Direitos Humanos da Unesp/Bauru, a atividade acontece nos dias 2,3,8 e 9/4, às 18h30, no centro de São Paulo (Praça da Sé, 108). Com discussões sobre memória e resistência, o evento terá participação de diferentes nomes ligados à luta contra o regime. As inscrições são gratuitas (enviar nome completo, e-mail, RG e instituição para [email protected] e será fornecido certificado de participação (presença mínima de 75%).