Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 5 de fevereiro de 2014

Comunidade se mobiliza por volta de ônibus na zona oeste de SP

Moradores se articulam pela manutenção de linha do transporte público que conectava idosos ao Circuito dos Hospitais. | Crédito: divulgação

Nos últimos meses, com a criação de corredores de ônibus em São Paulo, a malha do transporte público foi alterada, privilegiando terminais e conexões. A eliminação de linhas locais, criticada por movimentos como o Passe Livre, fez com que moradores do Butantã, na zona oeste da capital paulista, se mobilizassem pela volta da linha 577T/10 – Vila Gomes – Jardim Miriam.

A região, segundo o Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, concentra o segundo maior número de idosos da cidade, que ficaram sem o ônibus que os levava diretamente para mais de 15 unidades hospitalares. Os moradores que quiserem ir para a região da Paulista precisam pegar ao menos dois ônibus, ou optar pela combinação ônibus e metrô.

“Eu utilizava o 577T para ir ao Hospital do Rim. Antes fazia esse trajeto em uma hora. Hoje em dia levo mais de duas horas para chegar ao meu destino”, relata a aposentada Maria do Carmo de Freitas, 66 anos. Ela tem feito parte das mobilizações pela volta da linha que, desde outubro de 2013, deixou de atender a região do Butantã.

O Movimento Volta Jd. Miriam/Vl. Gomes já organizou dois abaixo-assinados, reunindo ao todo o apoio de 6 mil signatários. O primeiro foi entregue em outubro do ano passado à Subprefeitura Butantã, enquanto o último foi encaminhado, em janeiro, para o Ministério Público. Ambos pedem o retorno da linha e expressam repúdio ao fato de os usuários não terem sido consultados antes da mudança.

No último dia 27, uma audiência foi convocada para debater o problema, mas nenhum representante do poder público compareceu. O movimento programou uma manifestação para esta sexta-feira (7/2), a partir das 17h, na Praça Elis Regina, zona oeste de São Paulo.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.