publicado dia 12 de novembro de 2013
A cartilha Plano de Desenvolvimento do Bairro: uma metodologia participativa pretende auxiliar comunidades a produzirem documentos que consolidem diretrizes e caminhos para o desenvolvimento dos bairros a longo prazo.
A iniciativa, lançada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP), é um instrumento de gestão urbana previsto no Plano Diretor Estratégico (PDE) e permite que a população indique melhorias necessárias aos seus espaços de vivência, em questões como infraestrutura urbana e oferta de serviços e equipamentos públicos.
Depois de serem desenvolvidos e acordados com a subprefeitura local, os planos ganham status de lei e deverão ser incorporados no planejamento pela administração pública.
A cartilha, que está disponível gratuitamente na internet, tem a pretensão de contribuir com o caminho para a materialização dessas propostas e incentivar mais comunidades a se organizarem e se engajarem no planejamento da cidade.
“A cartilha é uma contribuição importante ao focar no contexto local dentro do Plano Diretor. A cidade tem muitas diferenças, por isso, trazer um conteúdo específico para cada região aproxima a população das decisões”, afirmou o vereador Nabil Bonduki, relator do PDE na Câmara.
Clique aqui para acessar a cartilha Plano de Desenvolvimento do Bairro: Uma metodologia participativa.