publicado dia 29 de agosto de 2013
Foi lançado ontem, 28/8, em São Paulo, o Programa São Paulo Carinhosa, proposta da prefeitura para o desenvolvimento integral da primeira infância, que contempla crianças de até seis anos.
Leia mais
São Paulo deixa 150 mil crianças sem creche
O programa municipal, que será coordenado pela primeira-dama de São Paulo, Ana Estela Haddad, cria um conjunto de metas, tendo como principal diretriz a atuação integrada de diversos setores, além da articulação com o Brasil Carinhoso e outras políticas públicas. Em São Paulo, 14 secretarias estarão envolvidas no projeto municipal para a primeira infância. Na educação, por exemplo, o programa pretende ampliar de vagas em creches.
“O São Paulo Carinhosa procura fazer um trabalho de coordenação das áreas setoriais que compõem a política municipal de forma que elas sejam endereçadas para as crianças nos primeiros anos de vida de forma mais integrada”, declarou Ana Estela.
O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad afirmou que o programa deve priorizar ações voltadas às crianças em situação de vulnerabilidade. “Nós temos um muro que separa a cidade rica da cidade pobre, mas temos que demoli-lo, e não é uma tarefa fácil. Nós caminhamos, sim, para a universalização do acesso, mas no caminho precisamos promover os ajustes necessários para que o direito à creche atenda, principalmente, a população mais pobre – se não favorecendo, pelo menos permitindo um acesso na mesma proporção”, afirmou o prefeito.