publicado dia 28 de junho de 2013
Guia ajuda municípios a pensar políticas de educação integral
Reportagem: Redação
publicado dia 28 de junho de 2013
Reportagem: Redação
[stextbox id=”custom” caption=”O que é educação integral?” float=”true” align=”right” width=”250″]Podemos definir o conceito de educação integral a partir de um dito que diz que “para educar uma criança, é preciso uma aldeia inteira.” Afinal, somos todos sujeitos completos, totais, com as mais diversas características, necessidades e possibilidades de aprendizagem ao longo da vida. O conceito da educação integral dialoga diretamente com a proposta de cidades educadoras, proposta em que territórios – urbanos ou rurais – têm sua gestão inteiramente voltada para garantir o desenvolvimento integral de seus habitantes. [/stextbox]
A Fundação Itaú Social, em parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC), lançou o “Guia Políticas de Educação Integral: orientações para implementação no município”. A cartilha, disponibilizada online, oferta um guia simples e informativo para gestores públicos, prefeitos e secretários de educação que queiram desenvolver políticas de educação democrática, além de ser direcionada também para educadores e pesquisadores.
O guia é baseado em dois estudos, Tendências para Educação Integral (2011) e Percursos da Educação integral: em busca de qualidade e equidade (2013), e reúne vídeos, experiências exitosas na área, textos explicativos e publicações acadêmicas.
“Ele não traz uma receita pronta, mas várias possibilidades para que cada secretaria, a partir de sua realidade e recursos, possa construir sua proposta. Queremos contribuir para que isso se espalhe para todos os municípios brasileiros de uma forma completa”, contou Dianne Melo, coordenadora de programas sociais da Fundação Itaú Social.
Quem acessar o trabalho, encontrará quatro passos: “Início de conversa”, com uma introdução que ajuda a entender o que é educação integral, “Por onde começar”, que detalha como formar uma equipe e fazer diagnósticos da situação escolar. A terceira parte, “Caminhos a percorrer”, elenca diversos tópicos, como gestão democrática, infraestrutura, planos de ação. Ao clicar em cada tópico, o leitor também pode acessar dicas e descobrir histórias de escolas com educação integral. O último passo no percurso é o “Vale a pena consultar”, que elenca textos e vídeos complementares à formação.
Clique aqui para acessar o Guia Políticas de Educação Integral.