Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 5 de junho de 2013

Bombardeada, escola da zona sul de SP chama bairro para pedir paz

No dia 27/5, uma segunda-feira, um grupo de professores conversava na Escola Estadual Professora Davina Aguiar Dias, localizada no Jardim Imbé, na zona sul de São Paulo, quando oito bombas foram jogadas pelos muros e quase feriram os docentes. Indignados com a situação, resolveram sair em ato para chamar a comunidade para dentro da escola. o “Ato pela Paz nas Escolas” acontece no dia 8/6, sábado, às 10h, com concentração em frente ao colégio.

Jovens do Jardim Ângela reivindicam melhorias para a região

Em busca de sentido

“A escola pública passa por um processo de sucateamento e não é reconhecida como um aparelho pela comunidade, não a veem como algo pertencente a elas também. Queremos sair pelas ruas do bairro, chamando todos à virem para a dentro do espaço escolar”, disse o professor de história, Ronei Castanho, que trabalha há cinco anos no colégio e vive no bairro desde que nasceu. Sua mãe também é professora na instituição.

Desde o assassinato de Leonarda, estudante das EMEI Campos Salles, em 1999, estudantes, professores e moradores do bairro de Heliópolis, realizam a Caminhada pela Paz. Em sua 15ª edição, o ato irá às ruas nesta quarta-feira, 6/6, com o tema “Políticas Públicas e Consciência Comunitária Assegurando A Construção de Uma Sociedade Educadora”. A manifestação costuma reunir mais de 15 mil pesssoas e é um marco importante da união entre comunidade e escola.

Ronei lembrou que a escola foi construída na década de 60 e que diversas gerações de moradores já passaram por lá, o que tornaria ainda mais natural a apropriação do local pelo bairro. “Precisamos garantir a segurança dos professores e dos alunos. E essa união entre comunidade e educação pode ajudar nisso, nesse cuidado”, ponderou Castanho, que também ajuda a organizar o Dia da Cidadania, nesta quarta-feira (6/6), que abrirá o colégio para realizar atividades que incentivem a cultura de paz.

O Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), por meio de seu Observatório de Violência nas Escolas, também participa das mobilizações. Para quem quiser apoiar o protesto, a Escola Estadual Professora Davina Aguiar Dias está localizada à Rua Francisco de Abreu, s/nº, no Jardim Imbé (região de Capão Redondo).




As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.